Geral

Senado aprova Luiz Fernando Corrêa para o comando da Abin

Indicado por Lula, ele comandou Polícia Federal entre 2007 e 2011

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o nome de Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa obteve 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções. A indicação de Corrêa já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE), no último dia 4 de maio. Ex-delegado da Polícia Federal (PF), Corrêa havia assumido o comando da instituição no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Senado aprova Luiz Fernando Corrêa para o comando da Abin
© Antonio Cruz/ Agência Brasil

Luiz Fernando Corrêa nasceu em 1958, no município de Santa Maria (RS). Formou-se em direito em 1986 pela Universidade do Rio Grande. Ele iniciou sua carreira policial em 1980. Corrêa é delegado aposentado e, entre outras funções, atuou como diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.

Abin

Criada em 1999, a Abin é um órgão da Presidência da República e está vinculada à Casa Civil. A agência fornece ao presidente da República e aos ministros informações e análises relativas à segurança do Estado e da sociedade. Cabe à Abin analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.

* Com informações da Agência Senado

Por Agência Brasil* - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 17/05/2023 22:50:18. Última edição: 17/05/2023 22:50:18

Tags: Abin Senado Luiz Fernando Corrêa

Leia também:

Anielle Franco fala sobre iniciativas para reduzir desigualdade racial

A ministra da Igualdade Racial esteve na Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres nesta quarta-feira (17). Segundo Anielle, 80% das vítimas de homicídio no Brasil e 70% dos que passam fome são pessoas negras. E 60% das vítimas de feminicídio são mulheres negras.

Americanas, MST e apostas esportivas ganham CPIs na Câmara

Três CPIs foram instaladas na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17). As comissões podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi