Geral

Senadores reivindicam comissão para acompanhar retirada de garimpeiros

Os três senadores de Roraima (Chico Rodrigues, Mecias de Jesus e Dr. Hiran) querem uma comissão externa para acompanhar a retirada dos garimpeiros da terra indígena Yanomami.

Os três senadores de Roraima (Chico Rodrigues, Mecias de Jesus e Dr. Hiran) querem uma comissão externa para acompanhar a retirada dos garimpeiros da terra indígena Yanomami. Hoje à tarde, o requerimento autorizando a criação dessa comissão pode ser lido em plenário. Se aprovado, os senadores pretendem embarcar já amanhã.

A ideia é integrar a Força Tarefa e acompanhar os trabalhos junto com o Ministério da Justiça, o Ministério Público e a polícia, além de outras autoridades que estão nesse trabalho de desintrusão dos garimpeiros.

O senador Chico Rodrigues defendeu, ainda, uma ajuda humanitária para os mais de 20 mil garimpeiros e familiares que vivem na região. E uma retirada pacífica dessas pessoas.

Ontem, em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o governador de Roraima, Antônio Denarium, os senadores falaram, inclusive, em liberação de áreas específicas para as cooperativas de garimpo, a criação de um auxílio financeiro para essas pessoas, uma espécie de “bolsa-garimpeiro”, e o desbloqueio do espaço aéreo para saída deles.

Lembrando aqui que o garimpo ilegal é apontado como o responsável pela grave crise humanitária e sanitária vivida pelos Yanomami. Desde o último dia 21, quando o presidente Lula esteve na região, e decretou estado de emergência, mais de mil indígenas já foram retirados de lá. Mais de 570 crianças morreram nos últimos anos por conta do abandono e falta de assistência. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal e autoridades do governo de Jair Bolsonaro estão sendo investigados pelo crime de genocídio.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki - 08/02/2023 12:45:04. Última edição: 08/02/2023 12:45:04

Tags: Senado Garimpeiros Roraima

Leia também:

Bombeiros continuam buscas por dois desaparecidos em naufrágio no Rio

Os bombeiros fazem buscas na superfície e também embaixo d’água com a ajuda de embarcações, sonares e drones. As equipes de buscas ficam baseadas na Ilha de Paquetá.

Prefeito do Rio pede que população evite circular sob chuvas fortes

Prefeito do Rio pede que população evite circular sob chuvas fortes

Previsão para hoje é de mais chuvas no Rio. O mau tempo de ontem causou transtornos diversos. Águas invadiram a Uerj e o prédio da Petrobras na rua do Senado, no centro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi