Geral

Sergipe tem 23 mil carteiras de identidade que não foram retiradas

Quem solicita a carteira de identidade recebe um número de protocolo com a data prevista para retirada e acompanha, no site da Secretaria da Segurança Pública, o processo de emissão do RG, o Registro

O Instituto de Identificação Papiloscopista de Sergipe emite quase duas mil carteiras de identidade por dia. Só que nos últimos meses, houve um aumento significativo de documentos expedidos que continuam por lá. Cerca de 23 mil carteiras de identidade foram solicitadas, mas não foram retiradas.

Quem solicita a carteira de identidade recebe um número de protocolo com a data prevista para retirada e acompanha, no site da Secretaria da Segurança Pública, o processo de emissão do RG, o Registro Geral.

As carteiras de identidade podem ser retiradas de graça até seis meses após a emissão. Nos seis meses seguintes, ainda há chance de pegar os RGs, sob condição de pagamento de uma taxa de desarquivamento de R$ 12,40. Jenilson Gomes, diretor da instituição, explica que depois desse prazo, os milhares de documentos hoje represados podem ser inutilizados.

A carteira de identidade serve para emissão da maioria dos outros documentos do cidadão e as informações oficiais de cada pessoa ficam nos bancos de dados de órgãos públicos. Desde 2012, a primeira via do RG passou a ser gratuita em todos os estados. Já o preço da 2ª via pode variar, conforme cada unidade da federação.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 14/09/2022 23:43:42. Última edição: 14/09/2022 23:43:42

Tags: Sergipe Carteira De Identidade

Leia também:

Operação da PF investiga fraudes bancárias contra Caixa no Rio

Segundo investigação, os criminosos compraram, de forma irregular, passagens aéreas usando cartões clonados da Caixa. Para evitar suspeitas, os bilhetes eram vendidos a baixo custo em uma rede

Rio de Janeiro: Avenida Brasil tem interdições a partir de sexta (16)

As mudanças vão ocorrer para viabilizar as obras do Terminal Intermodal Gentileza, que pretende integrar VLT, ônibus e o BRT

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi