Geral

Servidores vão ganhar bônus para reduzir filas no INSS

O bônus vai ser pago para quem trabalhar além da jornada regular na análise de requerimentos de benefícios e na realização de perícias médicas, principalmente, nos processos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado.

Para reduzir as filas no INSS, os servidores vão voltar a ganhar o bônus de produtividade.

A medida provisória que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista exclusiva à TV Brasil, disse que espera a adesão de até 5 mil servidores ao programa.

A ideia do bônus não é nova. Em 2019, ele foi dado aos servidores também para reduzir as filas na concessão de pensões e auxílios pelo INSS. Stefanutto explicou que, naquela época, o foco era, principalmente, as fraudes. Agora, a preocupação maior é o cidadão que está na fila à espera de uma resposta do Estado.

O bônus vai ser pago aqueles funcionários que trabalharem além da jornada regular na análise de requerimentos de benefícios e na realização de perícias médicas, principalmente, nos processos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado.

O presidente do INSS afirmou que, até dezembro, pretende reduzir para no máximo 45 dias, as filas por benefícios, conforme prevê a legislação.

O programa vai durar nove meses, prorrogáveis por mais três. Quem é servidor administrativo do INSS vai receber bônus de R$ 68 por tarefa; e os médicos peritos, R$ 75 por perícia.

Quem quiser saber o tamanho e o perfil da fila do INSS, é só olhar no Portal da Transparência Previdência. O site é o gov.br/INSS

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 19/07/2023 19:25:04. Última edição: 19/07/2023 19:25:04

Tags: INSS Bônus De Produtividade Filas Redução

Leia também:

WhatsApp sai do ar por cerca de uma hora nesta quarta-feira

Site que monitora queda de serviços recebeu milhares de notificações, com pico de 53,6 mil às 17h22. Plataforma se manifestou no Twitter, mas não explicou motivo da instabilidade.

Projeto oferece treinamento de turismo para comunidades regionais

O projeto Experiências do Brasil Original estará, nesta primeira etapa, em quatro comunidades: as indígenas Raposa I, em Roraima; e a Borari, próxima de Santarém, no Pará. E nas comunidades quilombolas: Terra Quilombola África, também no Pará; e Quilombo Povoado Moinho, no município de Alto Paraíso, em Goiás.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi