Geral

Solidariedade expulsa prefeito que defendeu castração de meninas

O prefeito do município fluminense de Barra do Piraí, Mário Esteves, foi expulso do partido Solidariedade após um vídeo em que aparece defendendo a castração de meninas para o controle de natalidade na cidade sob administração dele.

O prefeito do município fluminense de Barra do Piraí, Mário Esteves, foi expulso do partido Solidariedade após um vídeo em que aparece defendendo a castração de meninas para o controle de natalidade na cidade sob administração dele. Barra do Piraí tem 100 mil habitantes e, de acordo com a fala do prefeito, registrada em um evento público na quinta-feira passada, "o que não falta em Barra do Piraí é criança".  

Solidariedade expulsa prefeito que defendeu castração de meninas

Nas palavras do prefeito Mário Esteves, "tem que começar a castrar essas meninas, controlar essa população”. O prefeito completou dizendo que “é muito filho e que deveria ser feita uma lei na Câmara para ser no máximo dois porque, segundo ele, haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos”.   

A direção estadual do Solidariedade divulgou na noite desse domingo que, "diante da gravidade" dessas palavras, decidiu pela "imediata expulsão" de Mário Esteves. O partido diz defender o direito das mulheres, a promoção da equidade de gênero e a luta contra qualquer forma de discriminação.  

Já a prefeitura de Barra do Piraí divulgou nota dizendo que o prefeito "entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar" e que não "teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa". Além disso, a fala teria sido "um momento de descontração", segundo a nota. 

Na semana passada, o Solidariedade já havia expulsado outro filiado, o advogado Hery Waldir Kattwinkel, que defendeu um dos réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Segundo o partido, o advogado usou "falas ofensivas e desrespeitosas" para se dirigir ao STF durante sua argumentação. 

 

Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 18/09/2023 16:20:03. Última edição: 18/09/2023 16:20:03

Tags: Prefeito Castração Controle Natalidade Barra Do Pirai

Leia também:

Corpos das vítimas de acidente aéreo em Barcelos são liberados

Corpos das vítimas de acidente aéreo em Barcelos são liberados

O avião saiu de Manaus, no último sábado, com destino ao município de Barcelos, no interior do estado. A aeronave caiu quando tentava pousar no aeroporto da cidade. Chovia forte no momento do acidente.

Em Recife, festival debate jornalismo de causas

Em Recife, festival debate jornalismo de causas

A 4ª edição do Fala! - Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas prossegue até o dia 23, com atividades no Centro Cultural Cais do Sertão.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi