Geral

SP: Dados de 13 milhões de usuários do transporte público são expostos

Um ataque hacker ao sistema da SPTrans, empresa que administra o bilhete único usado no transporte coletivo da capital paulista, expôs os dados cadastrais de 13 milhões de pessoas.

Os dados de 13 milhões de usuários do transporte público de São Paulo ficaram expostos depois de um ataque cibernético.

Um ataque hacker ao sistema da SPTrans, empresa que administra o bilhete único usado no transporte coletivo da capital paulista, expôs os dados cadastrais de 13 milhões de pessoas.

Os criminosos tiveram acesso a informações sensíveis como nome, data de nascimento, CPF, RG, endereço, telefone, e-mail, filiação, naturalidade, login e senha do portal de serviços da empresa.

Em nota, a SPTrans disse que soube do vazamento no dia 15 de dezembro e que os dados expostos são de abril de 2020.

Apesar da falha no sistema de segurança, a empresa garantiu que os bilhetes permanecem ativos e os créditos preservados. Mas pediu para os usuários alterarem a senha no site do Bilhete Único.

Logo que recebeu a informação a cientista social, Maria Souza, de 24 anos, tentou alterar a senha e enfrentou dificuldades. Mas mesmo seguindo todas as orientações, ela fica preocupada com que pode ser feito com seus dados pessoais.

Ela lembrou do vazamento gigantesco, no início de 2021, que expôs os dados de 223 milhões de brasileiros que estavam sob os cuidados da Serasa Experian.

Uma ação pede que a empresa seja multada em R$ 200 milhões e que os titulares dos dados tenham seus direitos garantidos. Mas o processo ainda tramita na justiça e a Serasa não precisou responder pelo vazamento.

Segundo a SPTRANS, o ataque hacker foi informado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados e à Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo.

Segundo a empresa, os titulares dos dados expostos também estão informados por e-mail sobre o vazamento.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 23/12/2022 22:00:05. Última edição: 23/12/2022 22:00:05

Tags: Dados Expostos

Leia também:

Aeronautas rejeitam proposta das empresas e mantêm paralisação

A greve dos aeronautas completou cinco dias nesta sexta-feira. Na quinta-feira, as empresas ofereceram uma proposta de reposição da inflação nos salários e reajuste real de 1% no piso salarial, vale alimentação e diárias nacionais. Mas a proposta foi rejeitada e a greve continua sem prazo para acabar. Desde segunda-feira, pilotos e comissários de bordo tem atrasado em duas horas o início das decolagens dos aviões.

Infraero estima que movimento em aeroportos seja 45% maior que em 2021

Cerca de 2 milhões meio de passageiros devem circular pelos 19 aeroportos que ainda são administrados pela Infraero até o dia 2 de janeiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi