Geral

SP inaugura terceira unidade do programa Vila Reencontro

A proposta é de oferecer moradia por até dois anos para famílias em situação de vulnerabilidade social. São oferecidas refeições diárias e é exigido que esses beneficiados façam cursos de capacitação para reinserção no mercado de trabalho.

Em São Paulo, foi inaugurada hoje (3) a terceira unidade do programa Vila Reencontro. Essa unidade deve abrigar até 400 pessoas em 100 casas modulares dentro de um espaço de mais de oito mil metros quadrados. 

SP inaugura terceira unidade do programa Vila Reencontro

A proposta é de oferecer moradia por até dois anos para famílias em situação de vulnerabilidade social. São oferecidas refeições diárias e é exigido que esses beneficiados façam cursos de capacitação para reinserção no mercado de trabalho. A ideia do programa é ajudar essas famílias a conquistarem autonomia e conseguirem pagar sua moradia própria.  

A prefeitura afirma que o projeto é baseado no programa internacional Housing First, no entanto, no programa original não há contrapartidas nem limite de tempo para as famílias que são instaladas. Um programa que é semelhante em São Paulo é o “Morar Primeiro”, organizado pela paróquia do Padre Júlio Lancellotti, que oferece moradia atualmente para 38 pessoas e deve inaugurar um segundo imóvel para mais três famílias ainda este ano.  

Nesse programa não há limite de tempo para as famílias permanecerem no local e há uma rede assistencial para apoiar as famílias na busca de emprego e garantir que as crianças estejam na escola. 

A cidade de São Paulo tem mais de 32 mil moradores de rua, segundo o censo da prefeitura realizado em 2021. No entanto, o censo de rua da Polo Cidadania da UFMG, com dados de junho deste ano, aponta mais de 53 mil pessoas em situação de rua na capital paulista. 

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 09/10/2023 14:35:31. Última edição: 09/10/2023 14:35:31

Tags: Programa Vila Reencontro Pessoas Em Situação De Rua

Leia também:

SP: Caieiras e Franco da Rocha têm trabalho de recuperação após chuvas

SP: Caieiras e Franco da Rocha têm trabalho de recuperação após chuvas

De acordo com a prefeitura de Franco da Rocha, choveu nas últimas 72 horas quase 120 milímetros, que é todo o volume de chuva previsto para o mês de outubro. As aulas na escola municipal no bairro Jardim Progresso foram suspensas nesta segunda devido à entrada de lama nas salas de aula.

PAC Seleções abre edital para construção de espaços esportivos

PAC Seleções abre edital para construção de espaços esportivos

Estão previstos investimentos de R$ 300 milhões para a construção de 200 áreas para atividades físicas, esportivas e de lazer, destinados a todas as idades em áreas de vulnerabilidade social.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi