Geral

SP: Proibição de venda de animais em pet shops é aprovada

É o que define um projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa paulista. O projeto cria também o CECA - Cadastro Estadual do Criador de Animal – para a fiscalização dos criadouros.

A venda de animais em pet shops, demais comércios, e por pessoas físicas, está proibida no estado de São Paulo. É o que define um projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa paulista.

O projeto cria também o CECA - Cadastro Estadual do Criador de Animal – para a fiscalização dos criadouros. Esses estabelecimentos terão que solicitar o cadastro para vender os animais. A adoção de animais continua liberada. O autor do projeto, deputado Rafael Saraiva, do União Brasil, justifica que a medida quer combater a exploração comercial, que causa sofrimento aos animais:

Um dos critérios previstos no texto determina que os animais sejam mantidos em locais adequados a seu porte e ao espaço, conforme orientações do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Eles não poderão, portanto, ficar expostos em vitrines fechadas ou sob condições de desconforto e estresse. Caso isso aconteça, os responsáveis estão sujeitos ao crime de maus-tratos a animais. Tem mais… No caso de venda, os pets precisam ter um laudo atestando a boa condição de saúde. Cães e gatos só poderão ser entregues castrados, microchipados e vacinados.

A multa para quem descumprir a lei será de cerca de R$ 20 mil. No caso de criadouro, o espaço poderá ter a licença suspensa por um ano. O texto vai agora para a sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila dos Santos/Aline Cordeiro - 09/08/2023 16:35:04. Última edição: 09/08/2023 16:35:04

Tags: Pet Shops Venda De Animais Cadastro

Leia também:

Problemas estruturais em prédios de PE são alvo de plano de ação

Em Pernambuco, está sendo traçado um plano de ação para solucionar os problemas estruturais dos prédios financiados pelo Sistema Financeiro Habitacional nos municípios da Região Metropolitana do Recife. Segundo o TJ pernambucano, prefeitos, Defesa Civil, Ministério Público Estadual e Federal, Caixa Econômica Federal, Seguradoras, entre outras entidades, vão fazer o mapeamento conjunto desses prédios para que sejam colocadas, em prática, a desocupação e a demolição, se necessário. Está prevista também a elaboração de um plano de habitação para os moradores desses locais.

Transporte público perdeu 8 milhões de passageiros entre 2019 e 2022

Em 2019, no período pré-pandemia, eram em torno de 33 milhões de viagens por passageiros pagantes por dia, número que caiu para 25 milhões no ano passado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi