Geral

SP quer retirar barracas de moradores em situação de rua do centro

A determinação partiu do subprefeito da Sé, Álvaro Camilo, que declarou a intenção de não permitir mais a montagem de barracos no período diurno.

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta semana a intenção de retirar as barracas de moradores em situação de rua que ficam no centro da cidade. A determinação partiu do subprefeito da Sé, Álvaro Camilo, que declarou a intenção de não permitir mais a montagem de barracos no período diurno.

Em coletiva nesta semana, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que essas barracas estavam sendo toleradas no período da pandemia, mas que elas nunca foram permitidas, conforme decreto municipal de 2020.

No entanto, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral de Moradores em Situação de Rua, falou que a retirada das barracas seria um equívoco.

O decreto em questão é o número 59.246, de 2020, que determina que, nas ações de zeladoria da prefeitura, não seria permitido remover bens e pertences de moradores em situação de rua, tampouco adotar ações que forcem o deslocamento dessa população. Por outro lado, em outro artigo, fala-se da possibilidade de recolhimento de objetos que caracterizem estabelecimento permanente em local público e que impeçam ou atrapalhem a passagem de pedestres.

Independente da interpretação desse decreto, Luiz Kohara, fundador do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, afirmou que o desemprego e a falta de renda das pessoas são as causas dessa explosão de moradores em situação de rua na cidade e que a retirada de barracas seria uma violência contra essa população.

O prefeito Nunes afirmou, no entanto, que não há data para iniciar a retirada das barracas; mas, isso deve acontecer quando toda essa população for atendida nos programas de habitação e de assistência social.

Segundo dados de censo realizado pela UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais, existe, na cidade de São Paulo, mais de 42 mil pessoas em situação de rua.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 09/02/2023 14:10:03. Última edição: 09/02/2023 14:10:03

Tags: Moradores Em Situação De Rua

Leia também:

PF faz operação contra falsificação de diplomas de medicina

PF faz operação contra falsificação de diplomas de medicina

Ação, com 60 policiais, foi realizada nas cidades do Rio de Janeiro, de Belford Roxo e Teresópolis, no estado do Rio, além de Montes Claros, em Minas Gerais.

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores do PIS e Cofins

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores do PIS e Cofins

Polícia Federal diz que “autodenominados ‘consultores’ induziram contribuintes à falsa concepção de que teriam direito ao ressarcimento do PIS e Cofins". Golpe beneficiou 299 empresas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi