Geral

SP terá um ano de eventos para celebrar cinquentenário do hip hop

Atividades ocorrerão até agosto de 2024

A capital paulista terá um ano de atividades comemorativas aos 50 anos do hip hop. Os eventos, que ocorrerão até agosto de 2024, são promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e ocuparão espaços tradicionais do movimento em São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a Casa de Cultura Hip Hop Leste.

SP terá um ano de eventos para celebrar cinquentenário do hip hop
© José Cruz/ Agência Brasil

Nesta sexta-feira (11), no Pátio Metrô São Bento, ocorrerão palestras com Thaíde, Xis, Nelson Triunfo e Marcelinho Backspin, além de shows de DJ Vodu Vic, Coruja BC1, RPW, Negredo e Meg Pedrozzo. No final de semana, o ZL Trap Festival 2.0 ocupa a Casa de Cultura Hip Hop Leste com shows de Vulgo FK, MC Luanna, Ajuliacosta, Sidoka e BC Raff. A programação vai até o próximo dia 23 e pode ser acessada aqui.

"Essa cultura, que tem seu início em um ambiente extremamente fragilizado por diversos tipos de violências, carrega a síntese do que é transformação. O hip hop, desde a década de 1970, vem conquistando o mundo e segue mudando a música, a dança, a moda, as artes visuais e a maneira como toda uma juventude, em sua grande maioria preta e periférica, se expressa”, destaca o assessor técnico do Núcleo de Hip Hop da secretaria, Marcello Gugu.

Movimento cultural criado por negros e latinos dos subúrbios de Nova York, o hip hop tem o 11 de agosto como data inaugural, quando foi realizada a primeira festa desta manifestação artística, no bairro do Bronx. O movimento chegou ao Brasil nos anos 1980, e o centro da cidade de São Paulo é um dos berços da manifestação.

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Juliana Andrade - 10/08/2023 18:25:09. Última edição: 10/08/2023 18:25:09

Tags: Cultura Hip Hop 50 Anos Do Hip Hop São Paulo

Leia também:

Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques depõe à PF em Brasília

Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques depõe à PF em Brasília

Preso na Operação Constituição Cidadã, ele é suspeito de, junto com outros agentes públicos, tentar interferir no processo eleitoral durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

PF investiga ameaças a escolas em município do Acre

Os investigados usavam falsos perfis nas redes sociais para ameaçar a comunidade acadêmica, intimidando mulheres, adolescentes, crianças e pessoas LGBTQIA+.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi