Geral

SP: ViaMobilidade apura causas de descarrilamento na Linha 8-Diamante

Incidente ocorreu hoje de manhã e não houve feridos

A ViaMobilidade, empresa do Grupo CCR, responsável pela operação da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), está apurando as causas do descarrilamento de um trem que ocorreu por volta das 7h desta quinta-feira (30), na região de Júlio Prestes. Não houve feridos e todos os passageiros que estavam no trem desembarcaram em segurança com o auxílio dos agentes de atendimento e segurança da empresa.

SP: ViaMobilidade apura causas de descarrilamento na Linha 8-Diamante
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

Segundo informações da concessionária, a linha opera normalmente entre Barra Funda e Itapevi. “Passageiros com destino à região central devem descer na Estação Barra Funda e utilizar a Linha 7-Rubi da CPTM até a Estação Luz. Técnicos da ViaMobilidade atuam para restabelecer o serviço no trecho o mais breve possível”, diz nota.

No dia 18 de março, a linha já havia registrado outro descarrilamento. Na ocasião, a empresa informou que o incidente ocorreu em virtude de falha em equipamento, que os sistemas de segurança foram acionados imediatamente e não houve feridos.

Foi essa mesma linha que, em março do ano passado, bateu em uma barreira de proteção no limite da parada da Estação Júlio Prestes. Em dezembro, a mesma composição descarrilou na Estação Domingos de Moraes, na zona oeste da cidade. Ninguém ficou ferido em nenhuma das situações.

Ministério Público

Em março deste ano, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) elaborou parecer indicando a necessidade de medidas emergenciais para garantir a segurança da Linha 8-Diamante do sistema de trens metropolitanos da capital.

Segundo o documento, é preciso fazer a manutenção e a modernização de equipamentos antigos. Esa linha, assim como a 9-Esmeralda, é operada desde janeiro de 2022 pela ViaMobilidade. Desde o início do contrato, ambas têm apresentado sucessivas falhas.

O Ministério Público reconhece que a empresa “adquire equipamentos para manutenção e promove ações no intuito de aumentar a segurança dos passageiros”. Entretanto, o parecer destaca que as ações são “insuficientes” em relação às necessidades de substituição e manutenção de itens antigos usados nas linhas.

Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Graça Adjuto - 30/03/2023 11:35:13. Última edição: 30/03/2023 11:35:13

Tags: CPTM Linha 8-Diamante Trem Descarrillamento São Paulo

Leia também:

Papel da religião na luta por direitos é tema de debate na TV Brasil

Papel da religião na luta por direitos é tema de debate na TV Brasil

Emissora exibe conversa entre o jornalista e escritor Frei Betto e o professor Pastor Ariovaldo, a partir das 22h, e, em seguida, o longa Batismo de Sangue.

PF e Receita desarticulam quadrilha que enviava cocaína para Europa

PF e Receita desarticulam quadrilha que enviava cocaína para Europa

Organização criminosa movimentou 17 toneladas de drogas a partir de empresas de logística marítima sediadas nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC).

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi