O Supremo Tribunal Federal já tem maioria de votos pra transformar em réus mais 70 acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. As denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República deram origem a dois inquéritos que devem ser analisados até a meia-noite de hoje. Em um dos inquéritos, seis pessoas são acusadas pelos crimes de associação criminosa, golpe de Estado e destruição de patrimônio público, por participação direta nos atos antidemocráticos. Nesse inquérito
O Supremo Tribunal Federal já tem maioria de votos pra transformar em réus mais 70 acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. As denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República deram origem a dois inquéritos que devem ser analisados até a meia-noite de hoje.
Em um dos inquéritos, seis pessoas são acusadas pelos crimes de associação criminosa, golpe de Estado e destruição de patrimônio público, por participação direta nos atos antidemocráticos.
Nesse inquérito, até agora, dos 10 ministros, 8 votaram pela aceitação da denúncia, mas dois deles com ressalvas. E ainda faltam os votos das ministras Carmen Lúcia e Rosa Weber, presidente do STF.
Já no outro inquérito, 64 pessoas são acusadas de incitação ao crime e associação criminosa; ou seja, se mobilizaram para incentivar os crimes.
Nesse inquérito, até agora, dos 10 ministros, 6 votaram pela aceitação da denúncia. E dois votaram contra: os ministros Nunes Marques e André Mendonça. Mas, faltam ainda os votos da ministra Carmen Lúcia e do ministro Luís Roberto Barroso. Esse é o sétimo lote de denúncias avaliadas pelo plenário virtual do STF.
Dos 1.390 denunciados pela PGR por causa dos atos golpistas, 1.175 já viraram réus. Se a tendência do placar se mantiver, serão 1.245 réus denunciados por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O julgamento desse lote começou no dia 2 de junho e vai até a meia noite desta sexta-feira.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 09/06/2023 19:15:11. Última edição: 09/06/2023 19:15:11