Geral

Sul-coreanos em SP lamentam derrota mas vibram com gols do Brasil

Torcedores se reuniram em um shopping no Bom Retiro

Reunidos em um shopping no Bom Retiro, tradicional bairro de imigrantes na capital paulista, sul-coreanos e descendentes nascidos no Brasil lamentaram a derrota da Coreia do Sul para a seleção brasileira por 4 a 1 na tarde de hoje (5), nas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol no Catar. A cada gol do Brasil, no entanto, a torcida coreana, assim como os brasileiros, também comemorava com entusiasmo.

Sul-coreanos em SP lamentam derrota mas vibram com gols do Brasil
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

“O que acontece é que os mais novos torcem mais pelo Brasil. As gerações mais antigas torcem mais pela Coreia. Parece que tem mais torcida brasileira do que coreana aqui”, disse o coreano Nino Kim, da Associação Futebol dos Coreanos no Brasil, um dos animadores da torcida. 

“Infelizmente o time do Brasil é muito forte. A gente tinha esperança que a Coreia virasse, mas não deu”, lamentou. “A partir de agora, todo mundo passa a torcer pelo Brasil. O coração é Brasil”.

A torcida foi animada por instrumentos de bateria típicos da Coreia  - Rovena Rosa/Agência Brasil

Além dos gritos de guerra tradicionais, a torcida foi animada por instrumentos de bateria típicos da Coreia. Nas poucas vezes em que o time asiático atacou o Brasil, bandeirinhas da Coreia do Sul eram agitadas pelos torcedores e pratos e bumbos ressoavam.

Ainda no intervalo do jogo, quando o Brasil ganhava por 4 a 0, o jovem Enzo Shoi era um dos poucos a ainda acreditar na Coreia e dizia ter esperança na vitória – o que não se confirmou. “O coração está partido. O Brasil já está com quatro e não deixa a Coreia fazer nada. Mas eu não vou perder a esperança, tenho sangue coreano”, disse Shoi, de 10 anos, vestindo o uniforme completo da sua seleção de coração.
 
Dados do Consulado Geral da República da Coreia mostram que, em 2017, cerca de 50 mil sul-coreanos e descendentes viviam no Brasil. Entre as principais atividades executadas aqui, está a fabricação de vestuário.

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo  / Edição: Fábio Massalli - 06/12/2022 06:24:53. Última edição: 06/12/2022 06:24:53

Tags: Torcida Copa Do Mundo Copa Do Catar Brasil Jogo Do Brasil

Leia também:

Rio lança "Natal Acolhedor" para ajudar pessoas em vulnerabilidade

A ação solidária, que arrecada doações, que estejam em bom estado, para crianças, adolescentes e idosos que vivem em abrigos, busca proporcionar um Natal e fim de ano menos desigual e com mais afeto.

Sobe para 4 o número de mortos por causa da forte chuva no Rio

Os municípios Carapebus, onde três pessoas morreram, e Conceição de Macabu, que contabiliza uma morte, foram os mais atingidos e as prefeituras decretaram situação de emergência.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi