Geral

Supera RJ: Alerj prorroga benefício por apenas mais 60 dias

O prazo vai contar a partir da publicação da norma em Diário Oficial. Os saldos remanescentes em contas beneficiárias deverão ser sacados em até 90 dias.

O Supera RJ, programa de distribuição de renda criado pelo governo do Rio de Janeiro durante a pandemia de covid, para a população mais vulnerável, está ameaçado. Projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa, na noite de quinta-feira (29), prorroga o benefício apenas por mais 60 dias. O prazo vai contar a partir da publicação da norma em Diário Oficial. 

Os saldos remanescentes em contas beneficiárias deverão ser sacados em até 90 dias.  

Em princípio, o programa estava previsto para ser encerrado em dezembro deste ano. 

Depois de um acordo com a oposição, foi garantida a tentativa da transferência dos 65 mil beneficiários do Supera RJ para programas sociais federais. Caso não seja possível, o governo deverá criar um novo programa social para socorrer essas famílias.  

O texto vai seguir agora para o governador Cláudio Castro, que terá até 15 dias úteis para sancioná-lo. 

Porém a Defensoria Pública do estado não concorda com a medida. Em documento enviado ao governo fluminense, é pedida a manutenção do Supera RJ até que se faça uma busca ativa dos seus beneficiários para inclusão em programas federais de transferência de renda. 

No documento, a Defensoria argumenta, que para a maior parte das famílias beneficiadas, a transferência representa a única fonte de renda. 

A defensora pública e coordenadora de Tutela Coletiva da DPRJ, Raphaela Jahara, que assina a recomendação, explica a preocupação com o fim do programa.  

Além da capital, os municípios com maior número de beneficiários são Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo e Belford Roxo. A extinção do programa poderá causar impacto nas economias locais. 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista - 30/06/2023 12:40:14. Última edição: 30/06/2023 12:40:14

Tags: Supera RJ

Leia também:

Motoristas terão até dezembro para fazer exame toxicológico

Motoristas terão até dezembro para fazer exame toxicológico

Condutores devem realizar o exame para emissão, renovação de Carteira Nacional de Habilitação, além de atualizações a cada dois anos e seis meses.

Bombeiros ainda trabalham no rescaldo no lixão em Teresópolis

A corporação informou que não há mais foco ativo, mas que os bombeiros estão fazendo o resfriamento do material para evitar o recomeço do fogo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi