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Supervia não quer mais administrar trens urbanos no Rio

A concessionária alega perda de receita e prejuízo após a pandemia

Terminou sem acordo a reunião entre o governo do Rio de Janeiro e a Supervia, para tratar da gestão do transporte ferroviário na região metropolitana do Rio.

Isto quer dizer que a concessionária japonesa, que explora o serviço há 25 anos, não quer mais o controle dos trens urbanos. Alega perda de receita com a pandemia e prejuízos com furto de cabos e congelamento da tarifa.

A decisão foi comunicada na tarde de ontem, por meio de ofício à Secretaria estadual de Transportes.

O governador do Rio, Cláudio Castro, informou, pelas redes sociais, que os executivos da Supervia não aceitaram a cobrança do governo por investimentos que melhorem os serviços à população e que, por isso, desistiram de gerir os trens.

Castro não tentou prorrogar o prazo para a concessionária continuar explorando o serviço. Ele disse que o estado repassou cerca de R$ 400 milhões para a Supervia no ano passado, para compensar as perdas com a queda do número de passageiros, mas que a pandemia acabou e os serviços continuaram precários.

Mas Cláudio Castro garantiu o funcionamento dos serviços até a escolha de uma nova empresa para explorar a malha ferroviária da SuperVia.Segundo ele, vai ser feito um novo modelo de concessão para atender bem os mais de 350 mil passageiros que usam o serviço diariamente.

 

 

 

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional em Brasília - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 28/04/2023 11:45:23. Última edição: 28/04/2023 11:45:23

Tags: Trens Urbanos

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