Suzana Kahn assume diretoria da Coppe/UFRJ
"Pretendemos reorientar a Coppe para deixá-la alinhada com o mundo que está na transição energética, digital, ambiental e social", disse Suzana Kahn, formada em engenharia mecânica.
O instituto é um dos maiores centros de pesquisa na América Latina
A economia de baixo carbono, a transição energética, ambiental, digital e social estão no foco da pesquisadora Suzana Khan à frente da diretoria da Coppe, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Kanh tomou posse nesta segunda-feira como diretora de um dos maiores centros de ensino e pesquisa na América Latina.
Segundo a pesquisadora, o objetivo é manter o instituto na vanguarda como produtor de conhecimento e inovações de ponta, que apoiam o desenvolvimento do país.
Entre as iniciativas da sua gestão está a criação do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, que agrupa diferentes Laboratórios da Coppe que já lidam direta ou indiretamente com o tema.
A revolução digital é outra área que já tem um projeto em andamento, com a criação da Coppe IA, Inteligência Artificial, uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que vai fomentar várias atividades, aumentar a qualificação de profissionais na área, incubar empresas com base na tecnologia da Inteligência Artificial, robótica.
Segundo Suzana, tanto inovação quanto empreendedorismo têm um papel fundamental no país hoje e são áreas que a Coppe quer estimular.
O empreendedorismo social também está no foco das ações da nova gestão.
A Coppe deve inaugurar ainda neste semestre um novo prédio com laboratórios de nanotecnologia e engenharia biomédica, que fortalecem a interação entre Engenharia e a saúde.
Formada em engenharia mecânica nos anos 1980, Kahn tem mestrado em planejamento energético e doutorado em engenharia de produção, com atuação destacada nas áreas do meio ambiente e mudanças climáticas. A nova diretora da Coppe também é presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e ja atuou como secratéria de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, durante o segundo mandato do presidente Lula.
Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 24/07/2023 11:20:08. Última edição: 24/07/2023 11:20:08
Tags: Pesquisadores Da Coppe
"Pretendemos reorientar a Coppe para deixá-la alinhada com o mundo que está na transição energética, digital, ambiental e social", disse Suzana Kahn, formada em engenharia mecânica.
A operação é a primeira fase da investigação que apura os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio de Fernanda Chaves.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.