Geral

Suzana Khan assume a diretoria da Coppe

O instituto é um dos maiores centros de pesquisa na América Latina

A economia de baixo carbono, a transição energética, ambiental, digital e social estão no foco da pesquisadora Suzana Khan à frente da diretoria da Coppe, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Kanh tomou posse nesta segunda-feira como diretora de um dos maiores centros de ensino e pesquisa na América Latina.   

Segundo a pesquisadora, o objetivo é  manter o instituto na vanguarda como produtor de conhecimento e inovações de ponta, que apoiam o desenvolvimento do país.  

Entre as iniciativas da sua gestão está a criação do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, que agrupa diferentes Laboratórios da Coppe que já lidam direta ou indiretamente com o tema.  

A revolução digital é outra área que já tem um projeto em andamento, com a criação da Coppe IA, Inteligência Artificial, uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que vai fomentar várias atividades, aumentar  a qualificação de profissionais na área, incubar empresas com base na tecnologia da Inteligência Artificial, robótica.    

Segundo Suzana, tanto inovação quanto empreendedorismo têm um papel fundamental no país hoje e são áreas que a Coppe quer estimular.   

O empreendedorismo social também está no foco das ações da nova gestão.  

A Coppe deve inaugurar ainda neste semestre um novo prédio com laboratórios de nanotecnologia e engenharia biomédica, que fortalecem a interação entre Engenharia e a saúde.  

Formada em engenharia mecânica nos anos 1980,  Kahn tem mestrado em planejamento energético e doutorado em engenharia de produção, com atuação destacada nas áreas do meio ambiente e  mudanças climáticas. A nova diretora da Coppe também é presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e ja atuou como secratéria de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, durante o segundo mandato do presidente Lula.   

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 24/07/2023 11:20:08. Última edição: 24/07/2023 11:20:08

Tags: Pesquisadores Da Coppe

Leia também:

Suzana Kahn assume diretoria da Coppe/UFRJ

Suzana Kahn assume diretoria da Coppe/UFRJ

"Pretendemos reorientar a Coppe para deixá-la alinhada com o mundo que está na transição energética, digital, ambiental e social", disse Suzana Kahn, formada em engenharia mecânica.

Operação que apura morte de Marielle prende, no Rio, ex-bombeiro

A operação é a primeira fase da investigação que apura os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio de Fernanda Chaves.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi