Geral

Taxa de desocupação no Brasil está em 8,4%, aponta IBGE

Os dados são da PNAD Contínua, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

O desemprego no país ficou estável no trimestre encerrado em janeiro deste ano. A taxa de desocupação no período atingiu 8,4%, representando uma estabilidade na comparação com o trimestre anterior, encerrado em outubro de 2022, quando ficou em 8,3%.

O percentual é o menor para o período de novembro a janeiro desde 2015. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, houve queda de 2,9%.

Os dados são da PNAD Contínua, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

O levantamento mostra que 9 milhões de pessoas estavam desempregadas entre novembro e dezembro de 2022 e janeiro deste ano, mesmo número do trimestre terminado em outubro. Na comparação anual, quando havia 12 milhões de trabalhadores desempregados, a queda foi de 3 milhões de pessoas.

Dona Erivana Bandeira, de 41 anos, está entre esses 9 milhões de desempregados. Ela é do Maranhão, vive em Brasília há mais de 20 anos e contou que há sete meses procura trabalho, mas sem sucesso. A estudante universitária de Publicidade, Tayná Mendes, de 20 anos, disse que está muito difícil encontrar emprego.

O nível de ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 56,7%. Já o contingente de pessoas ocupadas foi de 98,6 milhões, o que representa uma queda de 1 milhão de pessoas em relação ao trimestre terminado em outubro.

Quanto aos desalentados, aqueles que querem trabalhar, mas desistiram de procurar emprego, eram 4 milhões no trimestre terminado em janeiro. Houve redução de 5,3%, ou 220 mil pessoas, em relação ao trimestre terminado em outubro de 2022.

O rendimento real recebido pelo trabalhador cresceu 1,6% no trimestre terminado em janeiro, para R$ 2.835, e 7,7% na comparação anual.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki - 17/03/2023 14:35:03. Última edição: 17/03/2023 14:35:03

Tags: IBGE Economia Pnad

Leia também:

Iphan recomenda novo estudo sobre impacto de parque eólico no RN e PB

Iphan recomenda novo estudo sobre impacto de parque eólico no RN e PB

Parecer pede que empresa explique o uso de explosivos e aponta risco de soterramento de bens arqueológicos situados nos cursos d’água.

Operação Normandia investiga suspeitos de tráfico e assalto no RN

Um dos chefes desta facção criminosa é também suspeito de ser “um dos mandantes dos ataques criminosos” registrados nos últimos dias na região, diz Sesed.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi