Esta é a maior sensação térmica registrada na cidade desde 2009, quando o Alerta Rio começou a fazer a medição.
Para quem mora ou trabalha no Rio de Janeiro a sensação é de que tem um Sol pra cada um. A previsão na capital, segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura, é de 39°C de máxima nesta terça (14), mas a sensação térmica, que é o calor que a gente sente no corpo, já atingiu um novo recorde, 58,5°C em Guaratiba, na zona oeste, às 9h15. Esta é a maior sensação térmica registrada na cidade desde 2009, quando o Alerta Rio começou a fazer a medição.
Os ventos estão moderados e o tempo vai ficar instável a partir de mais tarde aqui no Rio, com previsão de pancadas de chuva isoladas, com raios, entre a noite de de terça-feira e a madrugada de quarta. Mas para os próximos dias, as temperaturas seguem elevadas, com máximas acima dos 36°C.
Esse calor atípico registrado nos últimos dias no país, com até 5ºC acima da média, é resultado da quarta onda de calor deste ano no país. O fenômeno é comum com a aproximação do verão, mas desta vez foi intensificado pelo El Niño atípico dos últimos meses e também pelos efeitos do aquecimento global, causado pelas emissões de gases de efeito estufa.
Agência Brasil / Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 14/11/2023 13:05:05. Última edição: 14/11/2023 13:05:05