Geral

Trabalhadores da General Motors entram em greve nesta segunda

A greve foi aprovada no domingo, dia 22, depois que trabalhadores da montadora foram demitidos por telegramas e e-mails. Entre os afastados estão operários em layoff, a suspensão temporária dos contratos de trabalho como forma de redução de custos.

Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos, Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul entraram em greve nesta segunda-feira (23) por tempo indeterminado.

Trabalhadores da General Motors entram em greve nesta segunda

A greve foi aprovada neste domingo, dia 22, depois que trabalhadores da montadora foram demitidos por telegramas e e-mails. Entre os afastados estão operários em layoff, a suspensão temporária dos contratos de trabalho como forma de redução de custos.

A montadora tinha um acordo firmado com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região de que não faria demissões sem negociação prévia. Além disso, o acordo de layoff aprovado em junho garantia a estabilidade de 1.200 trabalhadores até maio do ano que vem.   

A greve pede o cancelamento das demissões, a reintegração dos trabalhadores e a garantia de estabilidade para todos os funcionários da General Motors.

Em nota conjunta, os três sindicatos dos metalúrgicos que atuam na região da grande São Paulo, negam que a General Motors enfrente uma crise financeira. Segundo o levantamento dos representantes dos trabalhadores, a montadora registrou aumento de mais de 18% nas vendas no Brasil entre abril e junho, comparando com o mesmo período do ano passado.

Nos Estados Unidos, os funcionários da GM também estão em greve há um mês e pedem mais direitos e maiores salários.

Nós entramos em contato com a General Motors e questionamos sobre o que motivou as demissões, qual o lucro da empresa nos últimos meses e qual o impacto da paralisação que começou nesta segunda-feira na linha de produção, mas até o fechamento não houve um retorno.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 23/10/2023 21:50:04. Última edição: 23/10/2023 21:50:04

Tags: Metalúrgicos Greve General Motors

Leia também:

Cláudio Castro afirma que suspeitos foram presos por ações terroristas

Criminosos atearam foto em 35 ônibus e um trem na cidade após a morte de um miliciano pela Polícia Civil. Doze pessoas foram presas e serão encaminhadas a presídios federais.

Criminosos incendeiam 35 ônibus na zona oeste do Rio

Criminosos incendeiam 35 ônibus na zona oeste do Rio

Segundo o sindicato das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, esse foi o maior número de coletivos incendiados na história da cidade. Há reflexos nos bairros de Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Cosmos e Santa Cruz. As vias dos bairros foram impactadas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi