Ministério dos Povos Indígenas parabeniza eleição de Krenak para ABL
Presidenta da Funai, Joenia Wapichana, também divulgou nota e lembrou a atuação de Krenak pelos direitos indígenas na elaboração da Constituição de 1988.
Essa é a principal conclusão de um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o FGV IBRE, divulgado nesta semana, que revela também que as mulheres brasileiras dedicam até 25 horas por semana a essas atividades, enquanto os homens dedicam cerca de 11 horas.
O trabalho não pago de afazeres domésticos e cuidados nas famílias, se contabilizado, acrescentaria 13% ao PIB brasileiro. Essa é a principal conclusão de um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o FGV IBRE, divulgado nesta semana, que revela também que as mulheres brasileiras dedicam até 25 horas por semana a essas atividades, enquanto os homens dedicam cerca de 11 horas.
Isabela Duarte, pesquisadora do FGV IBRE, resume dos dados.
De acordo com a pesquisa, as mulheres contribuiriam com 65% dessas atividades, com variações regionais. O reflexo dessa realidade, segundo a pesquisa, se dá no mercado de trabalho, com maiores dificuldades para elas em alcançar melhores posições, como explica Isabela Duarte.
A pesquisa também analisa os rendimentos das trabalhadoras domésticas e aponta que a região Nordeste é a que tem os piores índices, com o menor valor por hora trabalhada. Os rendimentos médios da região são inferiores aos rendimentos de todas as demais regiões, chegando a R$1.748,00, em 2022, sendo o maior rendimento R$ 2.706,00, na região Sudeste. O rendimento médio pós-pandemia não retornou a seu valor de antes da Covid-19, com exceção das regiões Norte e Centro-Oeste.
A pesquisadora Isabella acrescenta que as mulheres, muitas vezes, têm maior instrução e mesmo assim ganham menos. Para ela, o cenário poderia se tornar melhor com mais conscientização social e políticas públicas, especialmente na construção de creches e escolas em turno integral.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 06/10/2023 08:25:04. Última edição: 06/10/2023 08:25:04
Presidenta da Funai, Joenia Wapichana, também divulgou nota e lembrou a atuação de Krenak pelos direitos indígenas na elaboração da Constituição de 1988.
Medida vem cinco anos depois de condenação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. País foi responsabilizado por detenção arbitrária e assassinato do jornalista e pela falta de investigação.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.