Geral

Trem de São Paulo para por quase 30 minutos e causa transtornos

O problema aconteceu na manhã desta terça feira na linha 8 de trem que liga Itapevi a São Paulo, passando por outras três cidades da região metropolitana. Um trem falhou no meio da via e depois de esperarem por quase trinta minutos sem ajuda, em vagões lotados e sem ar-condicionado, os passageiros se revoltaram e caminharam pelos trilhos,

Em São Paulo, passageiros voltam a ter problemas em linha de trem privatizada. Já os funcionários das empresas estatais aprovaram greve geral no dia 3 de outubro contra privatizações de serviços essenciais. 

Trem de São Paulo para por quase 30 minutos e causa transtornos

O problema aconteceu na manhã desta terça feira na linha 8 de trem que liga Itapevi a São Paulo, passando por outras três cidades da região metropolitana.

Um trem falhou no meio da via e depois de esperarem por quase trinta minutos sem ajuda, em vagões lotados e sem ar-condicionado, os passageiros se revoltaram e caminharam pelos trilhos,

A auxiliar de serviços gerais, Josely de Souza, conta o que aconteceu.

A linha é uma das duas concedidas para iniciativa privada e sob administração da Via Mobilidade.

Na semana passada, os trabalhadores do Metrô e da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, decidiram fazer uma greve geral por 24 horas no dia 3 de outubro. As duas estatais paulistas de transporte sobre trilhos estão no plano de privatização do governo.

O receio dos críticos é de que a privatização de novas linhas do sistema resulte em piora do serviço. E o exemplo apontado são justamente as duas linhas de trens operadas pela Via Mobilidade. Elas foram concedidas para a iniciativa privada há pouco mais de um ano e meio e desde então cresceram os registros de problemas.

Além disso, os funcionários da SABESP, a empresa de abastecimento de água de São Paulo, também decidiram aderir à greve geral contra o programa de privatizações do governo de São Paulo.

A venda da SABESP é promessa de campanha do governador Tarcísio de Freitas. Ele defende que a privatização vai aumentar investimentos e reduzir tarifas.

Já o presidente do Sintaema, O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, Jasé Faggian, lembra do histórico de empresas como a CEDAE, no Rio de Janeiro e a Empresa Águas de Manaus em que as tarifas aumentaram pelo menos 30% depois das privatizações:

Sobre a falha dessa terça-feira na linha 8, a Via Mobilidade informou, em nota, que depois de acionado o botão de emergência do trem que falhou hoje cedo, os passageiros foram desembarcados em segurança e com o auxílio de colaboradores.

 

 

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sheily Noleto / Beatriz Albuquerque - 27/09/2023 08:30:03. Última edição: 27/09/2023 08:30:03

Tags: Greve Metrô

Leia também:

Destino de escaladores, Pontões Capixabas aguardam investimentos

Destino de escaladores, Pontões Capixabas aguardam investimentos

Unidade de conservação é apontada como “Yosemite brasileiro” em alusão ao parque da Califórnia, um dos principais locais para prática da escalada em todo o mundo.

Boas ondas e

Boas ondas e "experiências" são combo para atrair surfistas ao Brasil

"Belezas naturais o Brasil tem de sobra. Basta saber ‘empacotar’ o produto e vendê-lo no exterior", defende o diretor de Comunicação da Confederação Brasileira de Surf, Ricardo Bocão.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi