Geral

Três em cada 4 mulheres já sofreram violência no deslocamento

Situações mais vivenciadas são cantadas e olhares insistentes

Passaram por violência em deslocamentos nas cidades 74% das mulheres brasileiras, segundo a pesquisa Percepções e Experiências das Mulheres quando se Deslocam pelas Cidades. O estudo foi realizado pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em parceria com a Uber.

Três em cada 4 mulheres já sofreram violência no deslocamento
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

As situações de violência mais vivenciadas são as cantadas e os olhares insistentes, relatadas por 60% das mulheres. O sequestro-relâmpago foi mencionado por 32%, a importunação sexual por 27%, a discriminação por 17% e o racismo por 14%. Passaram por agressão física 12%, e estupro, 7%.

Os deslocamentos a pé têm a maior incidência de violência, de acordo com a pesquisa. Relataram estar se deslocando dessa forma 55% das que sofreram sequestro-relâmpago, 56% das que sofreram racismo e 50% das que foram estupradas. Nos ônibus, 56% disseram que se deslocavam dessa forma quando passaram por importunação sexual e 28% quando foram sequestradas. No caso dos estupros, 33% das mulheres sofreram esse tipo de situação ao se mover de carro particular.

Medidas de segurança

Para evitar a violência, 94% das mulheres disseram que evitam passar por locais escuros, 89% tentam não sair à noite e 86% pedem para ser esperadas em casa ou que aguardem notícias ao chegar ao destino.

O medo ao se deslocar é citado por 97% das mulheres, que temem que situações de violência aconteçam ou se repitam. Mesmo assim, a maioria (55%) das mulheres sai de casa ao menos cinco vezes por semana, sendo que 34% vão às ruas todos os dias.

A maior parte das mulheres (59%) faz deslocamentos à noite e 8%, na madrugada, ainda que a manhã seja o período do dia com mais saídas (87%).

A segurança é a maior preocupação das mulheres ao se moverem nas cidades, citado por 88%, à frente do tempo (77%) e custo (72%).

Para elaboração da pesquisa, foram ouvidas 1,6 mil mulheres, maiores de 18 anos, em todo o país. As entrevistas foram realizadas nos meses de setembro e outubro de 2023.

Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Juliana Andrade - 25/11/2023 12:45:16. Última edição: 25/11/2023 12:45:16

Tags: Transporte Mulheres Deslocamento Violência Segurança Pública

Leia também:

Senacon pede esclarecimentos sobre suspeita de racismo em aeroporto

Senacon pede esclarecimentos sobre suspeita de racismo em aeroporto

A Secretaria Nacional do Consumidor notificou, nessa sexta-feira, o Aeroporto Internacional de Brasília a prestar esclarecimentos sobre episódio com suspeita de conduta racista contra a porta-bandeira da Portela Vilma Nascimento, de 85 anos.

Escritor Fernando Morais assume agência internacional de notícias

Escritor Fernando Morais assume agência internacional de notícias

Biógrafo do presidente Lula considera a nova missão como um “desafio gigantesco” em uma agência de quase 60 anos de existência. Presidente cumprimentou o escritor pelo novo cargo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi