Comissão de Ética vai compartilhar informações com órgãos de controle
Governo federal diz que a medida visa tornar mais eficientes os processos, além de gerar economia para a administração pública.
A 7ª edição do chamado TPS, Teste Público de Segurança da Urna está com pré-inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 8 de setembro.
A 7ª edição do chamado TPS, Teste Público de Segurança da Urna está com pré-inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 8 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo endereço justicaeleitoral.jus.br/tps. Na página também é possível acessar o edital com todas as informações do TPS, incluindo os pré-requisitos para ser um dos investigadores, aptos a identificar eventuais vulnerabilidades ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos, além da respectiva sugestão de melhorias. O Tribunal Superior Eleitoral permite inscrições individuais ou em grupos.
O Teste Público de Segurança da Urna faz parte do calendário da Justiça Eleitoral. Ele foi criado para aprimorar o processo eletrônico de votação e é realizado, preferencialmente, no ano anterior às eleições. A próxima edição do teste no sistema eletrônico de votação e apuração que a Justiça eleitoral usará nas Eleições Municipais de 2024 estão previstos para serem realizados entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro de 2023. São várias etapas, que vão desde a apresentação dos sistemas eleitorais aos participantes até o recebimento dos planos de ataque e o período de ataque propriamente dito.
A 1ª edição do Teste Público de Segurança ocorreu entre os dias 10 e 13 de novembro de 2009. De lá para cá, já aconteceram outras 6 edições com a participação de 148 investigadores, que apresentaram e realizaram 96 planos de ataques contra o sistema eletrônico de votação.
O Tribunal Superior Eleitoral iniciou a distribuição de novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 2024 em todo o Brasil. Até fevereiro ou março do ano que vem, serão substituídas aproximadamente 220 mil dessas máquinas pelo modelo UE2022. Cerca de 25 mil unidades já foram encaminhadas para os Tribunais Regionais Eleitorais ainda em agosto.
De acordo com o TSE, as urnas eletrônicas têm uma vida útil de 10 anos e, geralmente, são utilizadas por cerca de seis eleições consecutivas. Por isso, aproximadamente 194 mil máquinas adquiridas em 2010 chegaram ao final do seu ciclo de uso.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas / Aline Cordeiro - 04/09/2023 15:05:05. Última edição: 04/09/2023 15:05:05
Tags: Segurança Urnas Eletrônicas Teste
Governo federal diz que a medida visa tornar mais eficientes os processos, além de gerar economia para a administração pública.
Ao longo da Semana da Pátria, diversas manifestações acontecem pelo país, para discutir problemas que afetam os mais vulneráveis.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.