MPF realiza operação contra tráfico de drogas em municípios fluminense
A operação, batizada de Assepsia VI, tem como alvo as cidades de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Cantagalo e São Fidélis.
O fenômeno acontece quando a Lua fica o mais perto possível da Terra e coincide com a fase Cheia, por isso parece maior e mais brilhante.
A última superlua do ano aparece no céu na noite desta sexta-feira (28). O fenômeno acontece quando a Lua fica o mais perto possível da Terra e coincide com a fase Cheia, por isso parece maior e mais brilhante.
A distância em relação à Terra varia porque a órbita da Lua é oval. Então, quando está a mais ou menos 360 mil km de nós, a Lua está no perigeu, o ponto mais próximo.
Apesar da explicação técnica, o termo superlua não é científico. Ele foi popularizado por um astrólogo há cerca de 40 anos.
O professor de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Gonçalves, diz que não existe uma definição rigorosa de quando ocorre esse fenômeno.
Se você perder a superlua desta sexta, talvez pelo céu estar encoberto, não tem problema. Esse não é um fenômeno raro, acontece 3 a 4 vezes por ano, segundo o astrônomo.
Thiago Gonçalves sugere o uso de aplicativos de Astronomia para observar o céu. E ele conta que esta é uma boa época para observar planetas, como Saturno.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 29/09/2023 10:30:07. Última edição: 29/09/2023 10:30:07
Tags: Astronomia Superlua Lua
A operação, batizada de Assepsia VI, tem como alvo as cidades de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Cantagalo e São Fidélis.
Ferroviários anunciaram, para a próxima terça-feira, paralisação unificada com metroviários e trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.