Geral

Uma pessoa segue desaparecida após explosão em Palotina, no Paraná

Paulo Teixeira está no município para prestar solidariedade às vítimas

Uma pessoa segue desaparecida por causa da explosão de um silo de armazenamento de milho que atingiu unidade da cooperativa agroindustrial C. Vale, na última quarta-feira. E as buscas continuam... 

Uma pessoa segue desaparecida após explosão em Palotina, no Paraná
© Ascom/MDA

Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa e se estendeu por outros três túneis interligados. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, desembarca, neste sábado, no município paranaense de Palotina, localizado no oeste do estado, para prestar solidariedade às vítimas. 

Oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas após a explosão. Entre as vítimas fatais, sete eram haitiano e foram velados de forma coletiva, nessa sexta-feira, no ginásio municipal de esportes Romeu Hendges, na área central do município. O brasileiro Saulo da Rocha Batista, de 53 anos, foi sepultado na manhã de ontem também em Palotina.  

Em entrevista à Agência Brasil, o major Zajac, do Corpo de Bombeiros do Paraná, explicou algumas hipóteses sobre o que poderia ter servido de combustível para a explosão. Segundo ele, há chances de a compactação da massa de milho ter produzido gás por conta da fermentação. Além disso, a explosão pode ter sido causada também pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva. Esses riscos, segundo o major, tornam indispensável a limpeza rotineira desses túneis. 

O ministro Paulo Teixeira chega às quatro horas da tarde em Palotina, que fica a 600 quilômetros da capital Curitiba. Ele está acompanhado do presidente da Conab, Edegar Pretto; do presidente do Incra, César Aldrighi; e do secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Milton Fornazieri. 

Por meio de nota, a C. Vale informa que está prestando apoio integral às famílias das vítimas. Mais de 200 profissionais coordenados por um comitê de gerenciamento de crises estão envolvidos nessa assistência.  

A unidade de Palotina segue fechada para realização de perícia científica. 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes - 29/07/2023 12:40:04. Última edição: 29/07/2023 12:40:04

Tags: Paulo Teixeira Explosão Palotina

Leia também:

Empreendedorismo é a principal fonte de renda nas favelas cariocas

O levantamento é do Data Favela, primeiro instituto de pesquisa e estratégias de negócios focado na realidade das favelas brasileiras. Pesquisa também aponta que informalidade é desafio entre os negócios.

RJ: Museu Aeroespacial tem programação especial neste final de semana

RJ: Museu Aeroespacial tem programação especial neste final de semana

Evento gratuito homenageia 150 anos de Santos Dumont com apresentação da Esquadrilha da Fumaça e aeronaves militares. Organização incentiva doação de 1kg de alimento.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi