Uma pessoa segue desaparecida por causa da explosão de um silo de armazenamento de milho que atingiu unidade da cooperativa agroindustrial C. Vale, na última quarta-feira. E as buscas continuam...
© Ascom/MDA
Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa e se estendeu por outros três túneis interligados.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, desembarca, neste sábado, no município paranaense de Palotina, localizado no oeste do estado, para prestar solidariedade às vítimas.
Oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas após a explosão. Entre as vítimas fatais, sete eram haitiano e foram velados de forma coletiva, nessa sexta-feira, no ginásio municipal de esportes Romeu Hendges, na área central do município. O brasileiro Saulo da Rocha Batista, de 53 anos, foi sepultado na manhã de ontem também em Palotina.
Em entrevista à Agência Brasil, o major Zajac, do Corpo de Bombeiros do Paraná, explicou algumas hipóteses sobre o que poderia ter servido de combustível para a explosão. Segundo ele, há chances de a compactação da massa de milho ter produzido gás por conta da fermentação. Além disso, a explosão pode ter sido causada também pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva. Esses riscos, segundo o major, tornam indispensável a limpeza rotineira desses túneis.
O ministro Paulo Teixeira chega às quatro horas da tarde em Palotina, que fica a 600 quilômetros da capital Curitiba. Ele está acompanhado do presidente da Conab, Edegar Pretto; do presidente do Incra, César Aldrighi; e do secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Milton Fornazieri.
Por meio de nota, a C. Vale informa que está prestando apoio integral às famílias das vítimas. Mais de 200 profissionais coordenados por um comitê de gerenciamento de crises estão envolvidos nessa assistência.
A unidade de Palotina segue fechada para realização de perícia científica.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes - 29/07/2023 12:40:04. Última edição: 29/07/2023 12:40:04