Governo retomará Bolsa Verde para comunidades tradicionais da Amazônia
O programa, criado em 2011 e encerrado em 2017, será relançado e deve beneficiar 30 mil famílias que vivem no bioma. A informação é da ministra Marina Silva.
Maxciel Pereira, servidor da Funai, morto em 2019, também foi lembrado
Indignação e esperança marcaram o ato em homenagem a Bruno Pereira, Dom Philips, Maxciel Pereira, nesta segunda-feira, na Universidade de Brasília.
Bruno e Dom foram assassinados há um ano no Vale do Javari, no Amazonas, pelo trabalho de proteção às Terras Indígenas.
Maxciel Pereira, servidor da Funai, assassinato em 2019, no mesmo Vale do Javari, também foi lembrado na manifestação. A morte dele continua sendo investigada.
Beatriz Matos, esposa do indigenista Bruno Pereira, contou sobre os momentos desesperadores vividos no ano passado.
Lideranças indígenas, servidores da Funai, ambientalistas, autoridades manifestaram pesar na morte dos dois indigenistas e do jornalista. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lembrou daqueles que se sacrificaram pela defesa da floresta.
Rute Pacheco, diretora da Associação Nacional dos Servidores da Funai, lembra do abandono das políticas de proteção aos indígenas vivido nos últimos anos e reforça a necessidade de proteção dos povos e dos servidores, que continuam ameaçados.
Os participantes também questionaram a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei que define o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, que considera apenas os locais ocupados no momento da promulgação da Constituição de 1988.
Em paralelo, o Supremo Tribunal Federal retoma julgamento, nesta quarta-feira, da tese jurídica do Marco Temporal, defendida pelo setor agrícola e questionado pelos indígenas.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 05/06/2023 21:45:09. Última edição: 05/06/2023 21:45:09
Tags: Bruno Pereira Dom Phillips
O programa, criado em 2011 e encerrado em 2017, será relançado e deve beneficiar 30 mil famílias que vivem no bioma. A informação é da ministra Marina Silva.
Amazonas é o estado que teve a maior taxa de crimes violentos letais intencionais no ano passado, com índice de 33,1 mortes a cada 100 mil habitantes, totalizando 1.432 assassinatos.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.