Geral

Unicef e governo se unem por uma Primeira Infância Antirracista

Cooperação será oficializada na próxima segunda-feira

No Dia Nacional da Consciência Negra e Dia Mundial da Criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os ministérios da Igualdade Racial, da Saúde, da Educação, dos Direitos Humanos e Cidadania e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome irão oficializar a parceria da estratégia Primeira Infância Antirracista.

Unicef e governo se unem por uma Primeira Infância Antirracista

A cooperação, que será oficializada em evento interministerial em Brasília na próxima segunda-feira (20), irá capacitar profissionais da educação, saúde e assistência social do país para a promoção de uma primeira infância antirracista.

Segundo Maíra Souza, oficial de primeira infância do Unicef no Brasil, a parceria é uma finalização de um compromisso do governo federal com a pauta de combate ao racismo desde a primeira infância. “A nossa intenção é que, após esse memorando de entendimento, a gente consiga desenvolver a implementação da Primeira Infância Antirracista no processo de formação continuada dos profissionais do SUS e da educação infantil. Tudo o que acontece na primeira infância tem impacto direto em toda a vida e é na primeira infância que a criança vivencia o racismo pela primeira vez”.

A estratégia tem como objetivo chamar a atenção de profissionais brasileiros da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de garantir, de fato, um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando mães, pais ou cuidadores a exercer uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil.

Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Aline Leal - 17/11/2023 18:50:29. Última edição: 17/11/2023 18:50:29

Tags: Unicef Racismo Novembro Negro 2023

Leia também:

Pantanal tem mais de 3 mil incêndios em novembro; recorde histórico

Pantanal tem mais de 3 mil incêndios em novembro; recorde histórico

Nesta semana, o fogo invadiu a rodoviaTranspantaneira, mas foi controlado pelos brigadistas e não atingiu as casas. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência na região norte do Pantanal.

PFinvestiga esquema de grilagem em terras da União no Piauí

PFinvestiga esquema de grilagem em terras da União no Piauí

Operação Tratado de Tordesilhas combate venda ilegal de terras superfaturadas no litoral do estado

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi