Geral

Uso de máscaras em aeroportos e aviões deixa de ser obrigatório

Agora, as máscaras serão apenas recomendadas, sobretudo às pessoas do grupo de risco ou com sintomas respiratórios; medida passa a valer quando for publicada no Diário Oficial da União - o que deve ocorrer até esta quinta (2).

O uso de máscaras em aeroportos e aeronaves não vai ser mais obrigatório. A decisão foi tomada durante reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa e passa a valer quando for publicada no Diário Oficial da União - o que deve ocorrer até esta quinta-feira (2).

Ao votar contra a obrigatoriedade das máscaras, nesta quarta (1º), o relator da medida, diretor Daniel Pereira, considerou a redução no número de novos casos de covid-19 no Brasil. Segundo ele, a vacinação é essencial para que as máscaras não sejam mais obrigatórias nos aeroportos e aviões.

"Os dados e estudos científicos reforçam que a vacinação é uma medida de saúde pública essencial para reduzir os índices de fatalidade por covid-19 em todas as faixas etárias. Reforço que a melhoria no avanço das imunizações no Brasil é fundamental para a manutenção do relaxamento das medidas sanitárias, o qual deve sempre ser pautado no princípio da precaução e da proteção à saúde. Voto pela aprovação da proposta para retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras, de forma que as medidas estabelecidas em aeroportos e aeronaves sejam proporcionais ao risco atual, imposto pelo cenário epidemiológico".

Os outros quatro diretores da Anvisa seguiram o voto do relator e a medida foi derrubada, por unanimidade. O diretor Alex Campos reforçou a importância de manter a recomendação do uso das máscaras como forma de evitar a transmissão da covid-19, sobretudo às pessoas do grupo de risco ou aquelas com sintomas respiratórios e acompanhantes.

"As máscaras continuam sendo muito importantes e aliadas no combate à pandemia - e à outras doenças também. A eventual decisão da Anvisa se restringe a comunicar que a obrigatoriedade deixaria de viger na norma. Contudo, as recomendações persistem para o uso da máscara: por exemplo, pessoas que estão manifestamente com sintomas respiratórios e que vão ingressar em um voo, portanto, devem, obrigatoriamente, usar uma máscara".

Desde a declaração da pandemia em 2020, o uso de máscaras ficou obrigatório até agosto do ano passado. A obrigatoriedade foi retomada depois, em novembro. Agora, as máscaras serão apenas recomendadas. No entanto, outras medidas devem ser seguidas, como o desembarque por fileiras, a limpeza das aeronaves e o fornecimento de máscaras pelas companhias aéreas em casos suspeitos dentro dos voos. A Anvisa pode votar pela exigência das máscaras em voos e aeroportos se os casos de covid-19 voltarem a subir.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes - 01/03/2023 16:30:07. Última edição: 01/03/2023 16:30:07

Tags: Anvisa Uso De Máscaras Aeroportos

Leia também:

Veleiro Lamia chega ao estado do Rio de Janeiro

Veleiro Lamia chega ao estado do Rio de Janeiro

Lamia partirá na próxima sexta-feira para Ilhabela, de onde seguirá para Santos, ambas cidades paulistas, antes de rumar para o destino final, que é Paranaguá.

Há 100 anos, morria o abolicionista Rui Barbosa

Há 100 anos, morria o abolicionista Rui Barbosa

Escritor, político, advogado, jornalista, diplomata e um importante jurista brasileiro. Ao longo de seus 73 anos, o baiano escreveu seu nome no rol de intelectuais mais relevantes da história do país.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi