Geral

Vacinação contra a febre aftosa deve imunizar 73 milhões de animais

Nesta primeira etapa, a campanha acontece em 14 estados

Até o dia 31 de maio cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Neste primeiro momento, a vacinação ocorre em 14 estados. A informação é do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Outros 6 estados, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e o Distrito Federal não vacinarão mais seus animais nesta etapa. Com essa decisão, quase metade do rebanho brasileiro, cerca de 48%, o que equivale a 113 milhões de cabeças não precisarão receber o imunizante contra a doença. Estas sete unidades Federativas, que não necessitam mais vacinar seu rebanho bovino e bubalino compõem um bloco do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. A ação, segundo o ministério, faz parte da evolução do projeto de ampliação de zonas livres de aftosa sem vacinação no Brasil.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser realizada nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual. Em caso de dúvidas, a orientação é para que o produtor procure o órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado.

Agência Brasil / Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 02/05/2023 12:10:07. Última edição: 02/05/2023 12:10:07

Tags: Vacinação Febre Aftosa

Leia também:

ONG lembra vítimas de atentados com mochilas em frente ao Congresso

As 35 mochilas posicionadas pela Avaaz no gramado lembram as 35 vítimas fatais de ataques em escolas brasileiras desde 2012; com ação, a ONG pressiona pela aprovação do PL das Fake News.

Portarias autorizam concursos para Ministério do Meio Ambiente e Funai

Os dois órgão devem publicar os editais para os concursos em até seis meses. Caso não sejam publicados no prazo estabelecido, as portarias perderão efeito.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi