Até o dia 31 de maio cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Neste primeiro momento, a vacinação ocorre em 14 estados. A informação é do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Outros 6 estados, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e o Distrito Federal não vacinarão mais seus animais nesta etapa. Com essa decisão, quase metade do rebanho brasileiro, cerca de 48%, o que equivale a 113 milhões de cabeças não precisarão receber o imunizante contra a doença. Estas sete unidades Federativas, que não necessitam mais vacinar seu rebanho bovino e bubalino compõem um bloco do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. A ação, segundo o ministério, faz parte da evolução do projeto de ampliação de zonas livres de aftosa sem vacinação no Brasil.
Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser realizada nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual. Em caso de dúvidas, a orientação é para que o produtor procure o órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado.
Agência Brasil / Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 02/05/2023 12:10:07. Última edição: 02/05/2023 12:10:07