Geral

Vândalos depredam sedes dos Três Poderes

Invasores quebraram vidraças, cadeiras e estruturas dos prédios

Grupos que não aceitam o resultado das eleições invadiram, neste domingo, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, e o Supremo Tribunal Federal.

Imagens transmitidas pelas emissoras de TV e pelas redes sociais mostram a depredação do patrimônio público, com quebra de vidraças, cadeiras e parte da estrutura dos prédios na Praça dos Três Poderes.

As forças de segurança federal e local não impediram a invasão dos vândalos, apesar da Força Nacional ter sido convocada para atuar no centro de Brasília depois da ameaça do ato golpista.

Esses são os grupos que, desde o fim da eleição, protestam contra a vitória de Lula e pedem um golpe militar no país para acabar com a democracia.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que essa absurda tentativa de impor à vontade pela força não vai prevalecer. Já o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, repudiou a invasão do parlamento, chamou os atos de antidemocráticos, e disse que eles devem sofrer com o rigor da lei.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, argumentou que o governo do Distrito Federal foi irresponsável frente à invasão do Congresso e que esse é um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Gleisi culpou o governador, Ibaneis Rocha, e o secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, pelo que aconteceu.

Já Anderson Torres, que era o ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, afirmou, também nas redes sociais, que as cenas de invasão do Congresso são lamentáveis e que os criminosos não sairão impunes. Segundo o secretário de segurança do DF, vandalismo e depredação serão combatidos com os rigores da lei.

O presidente Lula viajou, neste domingo, ao interior paulista para conhecer os estragos feitos pela chuva na região e não estava na cidade no momento da invasão.

 

Agência Brasil / Por Lucas PorDeus Leon, repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / LP - 08/01/2023 17:50:03. Última edição: 08/01/2023 17:50:03

Tags: Invasão Em Brasilia

Leia também:

Desabamento parcial de prédio desalojas famílias em bairro do Rio

Desabamento parcial de prédio desalojas famílias em bairro do Rio

O desabamento, de acordo com a prefeitura do Rio deixou dez famílias desalojadas e um homem de 28 anos ferido. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Municipal Souza Aguiar.

Forças de segurança estão chegando ao Palácio do Planalto

Um helicóptero da Polícia Militar do Distrito Federal está atirando bombas de efeito moral nos manifestantes para tentar expulsar os extremistas que invadiram o prédio.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi