Iphan apresenta propostas para recuperar o Cais do Valongo
Sítio arqueológico está em situação precária e corre o risco de perder título de Patrimônio Mundial da Unesco. Iphan pretende fazer ações conjuntas para recuperar o local.
Trajeto parte de Natal e vai até Paranaguá
Uma equipe formada por três velejadores voluntários do Movimento Escoteiro navegam, desde ontem (10), pela costa brasileira em um trajeto iniciado em Natal e com destino final no Porto de Paranaguá, no estado do Paraná. Trata-se da primeira expedição com um veleiro de 51 pés apreendido pela Polícia Federal em 2021. Uma negociação em âmbito judicial envolvendo o Ministério Público Federal (MPF) e a Marinha do Brasil selou a doação da embarcação aos Escoteiros do Brasil.
© Escoteiros do Brasil/Divulgação
A navegação pela costa do país, passando por diversos estados, foi viabilizada após o repasse do veleiro receber a anuência da Justiça Federal. É uma expedição inédita para os escoteiros brasileiros. A jornada dependerá do clima e poderá levar até 30 dias. Estão previstas paradas nas quais os escoteiros locais poderão visitar a embarcação.
O Movimento Escoteiro é um movimento educacional existente no mundo desde o início do século passado que incentiva o desenvolvimento e a proatividade de crianças, adolescentes e jovens. Por meio de atividades atraentes, são cultivados valores como a fraternidade, a justiça e a preocupação com o meio ambiente.
A associação sem fins lucrativos Escoteiros do Brasil foi fundada em 1924 para promover esse movimento no país. Segundo relatório apresentado em 2020, a entidade tem mais de 79 mil associados e está presente em quase 700 municípios brasileiros.
Segundo os Escoteiros do Brasil, a transferência da embarcação, por ora, tem caráter provisório, mas deverá se tornar definitiva. A entidade pretende empregá-lo em um projeto de longo prazo que visa oferecer às crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o mundo marítimo em um veleiro-escola.
Batizado de Lamia, o veleiro foi interceptado e apreendido em setembro de 2021 por transporte de substâncias ilícitas próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Na ocasião, dois tripulantes estrangeiros foram presos em flagrante.
Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fábio Massalli - 11/02/2023 19:30:14. Última edição: 11/02/2023 19:30:14
Tags: Veleiro Escoteiros Escoteiros Do Brasil
Sítio arqueológico está em situação precária e corre o risco de perder título de Patrimônio Mundial da Unesco. Iphan pretende fazer ações conjuntas para recuperar o local.
As imagens foram capturadas durante um sobrevoo para identificar possíveis instalações de garimpeiros na região e mostram um conjunto de malocas bem conservadas e plantação de alimentos no entorno.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.