Geral

Venezuelanos em condição análoga à escravidão são resgatados em SC

Um grupo de venezuelanos foi resgatado em condição análoga a escravidão em Rio do Sul, Santa Catarina. A cidade fica na região do Vale do Itajaí, cerca de 200km de Florianópolis.

Um grupo de venezuelanos foi resgatado em condição análoga a escravidão em Rio do Sul, Santa Catarina. A cidade fica na região do Vale do Itajaí, cerca de 200km de Florianópolis.

A operação aconteceu nesta quinta-feira (9), realizada pela divisão de fiscalização para erradicação do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 24 pessoas trabalhavam na construção de galpões de madeira. Os trabalhadores venezuelanos moravam com suas famílias em locais sem cozinha, sem colchões e também com água insuficiente para o grupo há cerca de um mês.

De acordo com a equipe de fiscalização, alguns do grupo também foram vítimas de tráfico de pessoas. Dois bebês gêmeos recém-nascidos, com quatro dias de vida, e outros menores de idade também foram retirados do local. Ao todo, 39 pessoas, entre trabalhadores e familiares, foram levados para hotéis da região.

As vítimas venezuelanas foram atraídas para a cidade de Rio do Sul por meio de propaganda em redes sociais, com a promessa de bons salários e moradia. Durante a ação de resgate, os contratos de trabalho foram rescindidos e a empresa efetuou o pagamento dos direitos trabalhistas.

Ninguém foi preso. Segundo a inspeção do trabalho, a assistência social de Rio do Sul está auxiliando as vítimas na procura de moradia para os trabalhadores que optaram por continuar na cidade de Joinville.

Agência Brasil / Por Jeferson Corrêa - Repórter da Rádio Joinville Cultural FM - Joinville / Edição: Joinville Cultural FM/Edgard Matsuki - 10/02/2023 12:20:04. Última edição: 10/02/2023 12:20:04

Tags: Venezuelanos Escravidão Santa Catarina

Leia também:

PF prende homem acusado de mandar matar promotor paraguaio

O homem era considerado foragido internacional e procurado pela Justiça Paraguaia e pela Interpol por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, além de outros crimes. O homem permanece preso na Superintendência da PF no Rio até ser transferido para o Sistema Penitenciário, aguardando o julgamento do processo de extradição.

Polícia Federal prende paraguaio suspeito de mandar matar promotor

O preso, que não teve a identidade revelada, era procurado pela Interpol. Contra ele, entre outros crimes, pesam acusações por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi