Geral

Voo da FAB traz sobreviventes de terremoto na Turquia ao Brasil

Um avião da FAB chegou da Turquia no Rio com 17 pessoas

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou da Turquia no Rio de Janeiro com 17 pessoas no início da madrugada de domingo (12). São 9 brasileiros, 2 turcos, 3 sírios, 2 colombianos e um egípcio.

Foi pouco mais de um minuto de terra tremendo. Uma eternidade para a brasileira Amina que morava há quatro anos no sul da Turquia com o marido. Ele é sírio e já vivia em condição de refugiado por conta da guerra civil que o país enfrenta.

Rania, morava em Adana na Turquia. Ela nasceu na Síria e foi para o Brasil a primeira vez há quatro anos. Em busca de um lugar sem guerras. Foi no Brasil que teve as duas filhas. E é por causa delas que a família está de volta ao país. Desta vez fugindo dos tremores de terra na Turquia. Tânia diz que tem orgulho das filhas serem brasileiras, elas já tinham interesse em voltar, o terremoto, apressou as coisas.

As 17 pessoas que voltaram ao Brasil no avião da FAB compartilham sentimentos como a tristeza pelo que presenciaram na Turquia. Além do alívio por poder recomeçar do outro lado do Atlântico. São brasileiros e seus familiares estrangeiros que viveram os piores desastres naturais deste século.

 

Agência Brasil / Por Luana Karen - Rio de Janeiro / Edição: Líria Jade - 12/02/2023 18:05:03. Última edição: 12/02/2023 18:05:03

Tags: Turquia Terremoto Síria Repatriados

Leia também:

Amazonino Mendes, ex-governador do AM, morre aos 83 anos

Morreu, neste domingo (12), o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, aos 83 anos. Filiado ao Cidadania, Mendes disputou sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez. O político deixa três filhos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 20 de dezembro, onde recebia um tratamento contra uma pneumonia. Amazonino Mendes foi um dos principais políticos do nas últimas quatro décadas.

Morre o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes

Morre o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes

O político, de 83 anos, estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele se tratava de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso) e de um quadro de pneumonia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi