Geral

Yanomami: ação identifica garimpo ilegal próximo a índígenas isolados

As imagens foram capturadas durante um sobrevoo para identificar possíveis instalações de garimpeiros na região e mostram um conjunto de malocas bem conservadas e plantação de alimentos no entorno.

Uma ação coordenada entre os Ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente, Funai, Ibama, Força Nacional e Polícia Federal identificou um garimpo ilegal próximo a uma comunidade de povos indígenas isolados na Terra Yanomami, em Roraima.

As imagens foram capturadas durante um sobrevoo, nessa sexta-feira, para identificar possíveis instalações de garimpeiros na região e mostram um conjunto de malocas bem conservadas e plantação de alimentos no entorno.  A pequena aldeia fica a menos de 15 km de um ponto de garimpo.

De acordo com a Funai, trata-se da comunidade indígena do povo Moxihatëtëa, que já era conhecida e monitorada pela Fundação desde 2010, mas nunca contatada. Os povos isolados são comunidades que, por decisão própria ou por determinadas circunstâncias, vivem em isolamento total ou sem contato significativo com a sociedade em geral.

Os trabalhos da força-tarefa criada pelo atual governo visam a interrupção da logística do garimpo ilegal, com foco na inutilização da infraestrutura usada para a prática criminosa, bem como a materialização de provas sobre a atividade criminosa. A ação é em resposta à degradação ambiental causada pela exploração de ouro, que gerou a crise de saúde enfrentada pelos povos indígenas Yanomami.

Atualmente, pelo menos 30 mil yanomamis habitam a área de pouco mais  de 96 mil metros quadrados que, por lei, deveria ser totalmente preservada. Mas o que está documentado é o avanço do garimpo ilegal na região, que cresceu cerca de 54% somente em 2022.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista - 11/02/2023 15:25:10. Última edição: 11/02/2023 15:25:10

Tags: Garimpo Ilegal Yanomami

Leia também:

Foliões celebram volta do carnaval do Rio com o bloco Céu na Terra

Foliões celebram volta do carnaval do Rio com o bloco Céu na Terra

O bloco, de Santa Tereza, foi fundado em 2001 e é atualmente um dos mais tradicionais da folia carioca. O cortejo é marcado pela presença de bonecos gigantes de inspiração popular.

Mega Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado (11)

As apostas podem ser feitas até às 19h, no horário de Brasília, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo país ou pela internet.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi