Geral

Yanomami: fiscalização mais rígida dificulta combate de garimpo ilegal

Associação Nacional do Ouro alerta também para a falta de um processo de rastreio da origem do ouro.

A falta de uma fiscalização mais rígida na extração do ouro e no combate ao garimpo ilegal é um dos principais motivos para a situação na região Yanomami. A avaliação é do diretor executivo da Anouro – a Associação Nacional do Ouro – Fábio Lobo. Ele participou de audiência pública na Comissão Externa criada para acompanhar as ações na Terra Indígena em Roraima. A não existência de um processo de rastreio da origem do ouro também é apontado por ele como um problema.


A audiência pública nesta quarta-feira (22) foi dedicada a ouvir representantes do setor. A reunião chegou a ser questionada no Supremo Tribunal Federal pela Associação Urihi, que representa mais de 150 comunidades na região, mas acabou mantida. Foram ouvidos outros representantes do setor de garimpo. A próxima reunião do colegiado ainda será marcada. A previsão é de que o relatório final seja apresentado até o final de abril.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 22/03/2023 13:20:04. Última edição: 22/03/2023 13:20:04

Tags: Terra Yanomami Garimpo Ilegal Extração De Ouro

Leia também:

Dia Mundial da Água: região Centro-Oeste é caixa d’água do Brasil

Dia Mundial da Água: região Centro-Oeste é caixa d’água do Brasil

Professor da UnB, Perci Coelho, alerta que as águas que estão no Centro-Oeste estão ameaçadas.

Operação da PF mira lavagem de dinheiro com ouro ilegal em Roraima

Suspeitas são de que esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões. Três mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal estão sendo cumpridos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi