Dia Mundial da Água: região Centro-Oeste é caixa d’água do Brasil
Professor da UnB, Perci Coelho, alerta que as águas que estão no Centro-Oeste estão ameaçadas.
Associação Nacional do Ouro alerta também para a falta de um processo de rastreio da origem do ouro.
A falta de uma fiscalização mais rígida na extração do ouro e no combate ao garimpo ilegal é um dos principais motivos para a situação na região Yanomami. A avaliação é do diretor executivo da Anouro – a Associação Nacional do Ouro – Fábio Lobo. Ele participou de audiência pública na Comissão Externa criada para acompanhar as ações na Terra Indígena em Roraima. A não existência de um processo de rastreio da origem do ouro também é apontado por ele como um problema.
A audiência pública nesta quarta-feira (22) foi dedicada a ouvir representantes do setor. A reunião chegou a ser questionada no Supremo Tribunal Federal pela Associação Urihi, que representa mais de 150 comunidades na região, mas acabou mantida. Foram ouvidos outros representantes do setor de garimpo. A próxima reunião do colegiado ainda será marcada. A previsão é de que o relatório final seja apresentado até o final de abril.
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 22/03/2023 13:20:04. Última edição: 22/03/2023 13:20:04
Tags: Terra Yanomami Garimpo Ilegal Extração De Ouro
Professor da UnB, Perci Coelho, alerta que as águas que estão no Centro-Oeste estão ameaçadas.
Suspeitas são de que esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões. Três mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal estão sendo cumpridos.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.