Internacional

Ação nas Filipinas celebra Dia Mundial dos Oceanos

Centenas de pessoas recolheram lixo na costa da baía da capital, Manila. Mais de 200 sacos foram recolhidos em apenas duas horas.

Hoje é Dia Mundial dos Oceanos. Nas Filipinas, um dos países que mais poluem o próprio litoral, uma ação tentou chamar atenção para o problema. Centenas de pessoas recolheram lixo na costa da baía da capital, Manila. Mais de 200 sacos foram recolhidos em apenas duas horas. A data foi criada para aumentar a conscientização sobre a importância dos oceanos e o impacto das ações humanas sobre eles. A FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, lembra que os mares abrigam 80% da biomassa animal do planeta e são fonte vital de sustento e nutrição para milhões de pessoas.

Ucrânia

Na Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy visitou a região atingida pelas águas da represa que se rompeu após uma explosão, na última terça. O presidente ucraniano visitou Kherson, uma das cidades mais afetadas. Agora, há o risco de minas terrestres e munições serem arrastadas pelas águas, o que pode representar um grave perigo por décadas, segundo a Cruz Vermelha. O Ministério de Emergências da Rússia também divulgou imagens de equipes de resgate na margem esquerda do rio Dnipro, controlada por Moscou.

Líbia

Na Líbia, 92 imigrantes foram resgatados depois que um bote inflável virou no mar. A embarcação precária transportava cem pessoas. Oito morreram. Acredita-se que a maioria a bordo eram cidadãos do Senegal, do Mali e da Gâmbia. Um dos senegaleses disse que o grupo tentava chegar à Europa. 

Sudão

No Sudão, cerca de 300 crianças foram evacuadas de um orfanato na capital, Cartum. Com o confronto entre facções militares rivais que eclodiu em meados de abril, funcionários da entidade não conseguiram mais chegar ao local. Sem cuidados, pelo menos cinquenta órfãos haviam morrido por desnutrição, desidratação e infecções. Setenta cuidadores também foram resgatados.

El Niño

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos declarou que o fenômeno El Niño, de aquecimento das águas do Pacífico, já está em andamento. Os últimos três anos foram dominados pelo padrão mais frio La Niña. A última vez que um forte El Niño aconteceu, em 2016, o mundo registrou o ano mais quente da história. Os meteorologistas esperam que este El Niño, juntamente com a crise climática, leve o mundo a enfrentar novas temperaturas recordes.
 

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter da TV Brasil - Nova York / Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki - 08/06/2023 18:55:04. Última edição: 08/06/2023 18:55:04

Tags: Filipinas Ucrânia

Leia também:

Brasileira é condenada a oito anos de prisão por tráfico na Indonésia

Manuela Vitória de Araújo Farias, presa na Indonésia com cocaína, no ano passado, escapou da pena de morte.

Brasil está preocupado com aumento do protecionismo no comércio global

Brasil está preocupado com aumento do protecionismo no comércio global

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou da reunião do Grupo de Ottawa, aliança de países que defende a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi