Internacional

Agências de inteligência não sabem origem da pandemia

É o que revela relatório concluído nos Estados Unidos

As agências de inteligência dos Estados Unidos não encontraram evidências diretas de que a pandemia de covid-19 começou em um incidente no Instituto de Virologia de Wuhan, na China, revela um relatório liberado nessa sexta-feira (23).

Agências de inteligência não sabem origem da pandemia
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

O documento de quatro páginas afirma que as agências de inteligência ainda não podem descartar a possibilidade de que o vírus tenha vindo de um laboratório, no entanto, elas não foram capazes de descobrir as origens da pandemia.

Incapacidade

“A Agência Central de Inteligência e outra agência continuam incapazes de determinar a origem precisa da pandemia do covid-19, pois ambas as hipóteses (naturais e de laboratório) dependem de suposições significativas ou enfrentam objeções com relatórios conflitantes”, informa o relatório.

As agências disseram que, embora um "trabalho extensivo" tenha sido conduzido no instituto de Wuhan (IVW), elas não encontraram evidências de um incidente específico que pudesse ter causado o surto.

“Continuamos a não ter nenhuma indicação de que as pesquisas pré-pandêmicas do IVW incluíam SARSCoV-2 ou um progenitor próximo, nem qualquer evidência direta de que um incidente específico relacionado à pesquisa ocorreu envolvendo pessoal do IVW antes da pandemia que poderia ter causado a pandemia de Covid", afirma o relatório.

Agência Brasil / Por Dan Whitcomb - da agência Reuters - Washington - 24/06/2023 11:25:10. Última edição: 24/06/2023 11:25:10

Tags: China Pandemia Coronavírus Covid-19

Leia também:

Batalha de Okinawa, no Japão, é lembrada 78 anos depois

Moradores das ilhas homenagearam vítimas da batalha. Centenas de pessoas foram ao ato e observaram um minuto de silêncio. Okinawa reconhece 23 de junho de 1945 como o último dia do combate. 

Lula questiona papel de organizações internacionais em conflitos

Lula questiona papel de organizações internacionais em conflitos

“As instituições, que foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, já não representam mais aquilo para o qual elas foram criadas", avaliou o presidente brasileiro.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi