Internacional

Ajuda humanitária entra em Gaza com 20 caminhões de mantimentos

Só puderam ingressar parte dos recursos que aguardam na fronteira

Após dias retidos no Egito, caminhões com alimentos, água e medicamentos atravessaram, neste sábado (21), a fronteira do país africano com a Faixa de Gaza. A passagem foi liberada na fronteira de Rafah, depois negociações diplomáticas entre os dois territórios.

Controlada por Israel, a passagem de Rafah é a única forma de entrada e saída da Faixa de Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. E a ajuda humanitária que chegou neste sábado foi justamente para atender parte dessa população.

De acordo com o gerente do Crescente Vermelho do Qatar, Ahmad Nassar, que está em Gaza, foi autorizada a passagem de somente 20 caminhões, o que ele afirma ser insuficiente para cobrir a ajuda humanitária em Gaza.

As informações dos militares israelenses é de que todos os suprimentos são apenas para a região Sul de Gaza, para onde os civis palestinos foram forçados a se deslocar. Na Faixa de Gaza, a população enfrenta um bloqueio total, imposto por Israel. Foi interrompida a entrada de água, comida, combustível e eletricidade, após o ataque do grupo Hamas contra Israel, em 7 de outubro.

 

*Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional* - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 21/10/2023 17:30:29. Última edição: 21/10/2023 17:30:29

Tags: Conflito No Oriente Médio Faixa De Gaza Ajuda Humanitária Israel Palestina

Leia também:

“Parecia cidade fantasma”, contam brasileiros que chegaram de Israel

“Parecia cidade fantasma”, contam brasileiros que chegaram de Israel

A aeronave pousou primeiro no Recife, na manhã deste sábado, onde desembarcaram dois passageiros. Os demais seguiram para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, incluindo três bolivianas,

Conflito no Oriente Médio completa 15 dias: veja como tudo começou

Conflito no Oriente Médio completa 15 dias: veja como tudo começou

O mais grave ataque do Hamas contra israelenses foi iniciado em 7 de outubro, contra público que participava de um festival de música, deixando centenas de mortos e feridos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi