Internacional

Alemanha entrega à Nigéria 20 bronzes de Benin

Alguns artefatos estiveram sob custódia por quase dois séculos

A Alemanha entregou 20 bronzes de Benin de seus museus para a Nigéria, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, nesta terça-feira (20), tornando-se o mais recente país europeu a devolver artefatos culturais à sua pátria africana.

As entregas são o sinal mais claro até agora de um impulso crescente para o retorno de artefatos retirados da África pelos europeus durante o período colonial. A Alemanha concordou em começar a devolver os bronzes de Benin mantidos em seus museus no ano passado.

Neste ano, a Alemanha assinou uma declaração com a Nigéria para liberar todos os 1.130 bronzes de Benin - esculturas em relevo de liga de cobre, muitas mostrando figuras da corte - em museus públicos alemães.

O ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Geoffrey Onyeama, e o ministro da Informação, Lai Mohammed, estiveram presentes na cerimônia de entrega, da qual também participou a ministra da Cultura e Mídia da Alemanha, Claudia Roth, bem como diretores de museus na Alemanha.

"Hoje estamos dando um passo que já era esperado: estamos devolvendo 20 bronzes de Benin de museus alemães para onde eles pertencem, para sua terra natal", disse Baerbock a repórteres em Abuja.

Alguns dos artefatos de bronze de Benin estiveram sob custódia alemã por quase dois séculos, com alguns em coleções particulares e cassinos, disseram autoridades nigerianas.

As devoluções provavelmente aumentarão a pressão sobre o Museu Britânico em Londres, que detém de longe a maior e mais significativa coleção de bronzes de Benin.

O ministro da informação da Nigéria pediu ao Museu Britânico que libere os mais de 900 bronzes de Benin.

Agência Brasil / Por Camillus Eboh e Felix Onuah - Repórteres da Reuters - ABUJA / Edição: - - 20/12/2022 14:55:11. Última edição: 20/12/2022 14:55:11

Tags: Artefatos Alemanha Nigéria Benin Museus

Leia também:

Navio naufraga na Tailândia; há dezenas de desaparecidos

Marinha informou que 78 marinheiros já tinham sido resgatados e que as corvetas e os helicópteros continuavam a procurar mais 31 pessoas.

Mais de 30 pessoas morrem após consumo de bebidas adulteradas na Índia

O país proíbe o consumo de álcool e tem um forte mercado ilegal. As famílias das vítimas disseram que a ingestão da bebida adulterada ocorreu em diversos eventos, entre eles, uma festa de casamento, no começo da semana.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi