Navio naufraga na Tailândia; há dezenas de desaparecidos
Marinha informou que 78 marinheiros já tinham sido resgatados e que as corvetas e os helicópteros continuavam a procurar mais 31 pessoas.
Alguns artefatos estiveram sob custódia por quase dois séculos
A Alemanha entregou 20 bronzes de Benin de seus museus para a Nigéria, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, nesta terça-feira (20), tornando-se o mais recente país europeu a devolver artefatos culturais à sua pátria africana.
As entregas são o sinal mais claro até agora de um impulso crescente para o retorno de artefatos retirados da África pelos europeus durante o período colonial. A Alemanha concordou em começar a devolver os bronzes de Benin mantidos em seus museus no ano passado.
Neste ano, a Alemanha assinou uma declaração com a Nigéria para liberar todos os 1.130 bronzes de Benin - esculturas em relevo de liga de cobre, muitas mostrando figuras da corte - em museus públicos alemães.
O ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Geoffrey Onyeama, e o ministro da Informação, Lai Mohammed, estiveram presentes na cerimônia de entrega, da qual também participou a ministra da Cultura e Mídia da Alemanha, Claudia Roth, bem como diretores de museus na Alemanha.
"Hoje estamos dando um passo que já era esperado: estamos devolvendo 20 bronzes de Benin de museus alemães para onde eles pertencem, para sua terra natal", disse Baerbock a repórteres em Abuja.
Alguns dos artefatos de bronze de Benin estiveram sob custódia alemã por quase dois séculos, com alguns em coleções particulares e cassinos, disseram autoridades nigerianas.
As devoluções provavelmente aumentarão a pressão sobre o Museu Britânico em Londres, que detém de longe a maior e mais significativa coleção de bronzes de Benin.
O ministro da informação da Nigéria pediu ao Museu Britânico que libere os mais de 900 bronzes de Benin.
Agência Brasil / Por Camillus Eboh e Felix Onuah - Repórteres da Reuters - ABUJA / Edição: - - 20/12/2022 14:55:11. Última edição: 20/12/2022 14:55:11
Tags: Artefatos Alemanha Nigéria Benin Museus
Marinha informou que 78 marinheiros já tinham sido resgatados e que as corvetas e os helicópteros continuavam a procurar mais 31 pessoas.
O país proíbe o consumo de álcool e tem um forte mercado ilegal. As famílias das vítimas disseram que a ingestão da bebida adulterada ocorreu em diversos eventos, entre eles, uma festa de casamento, no começo da semana.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.