Internacional

Ameaça de bomba fecha Museu do Louvre e Palácio de Versalhes

Polícia da França investiga os dois casos

O museu do Louvre foi fechado este sábado (14) "por razões de segurança". Horas depois, o palácio de Versalhes foi evacuado devido a uma ameaça de bomba. As evacuações acontecem depois que França decretou o estado de alerta de atentado, por causa de um ataque com faca numa escola secundária quando um professor foi ferido.

Ameaça de bomba fecha Museu do Louvre e Palácio de Versalhes
© Agência Lusa/EPA/Ian Langsdon

“Caros visitantes, por razões de segurança, o museu do Louvre fecha as suas portas no dia de hoje, sábado, 14 de outubro”, anunciaram os responsáveis do museu numa publicação na rede social X esta manhã.

“As pessoas que tenham comprado bilhetes para hoje serão reembolsadas. Agradecemos a compreensão”, acrescentou o museu.

"O Louvre recebeu uma mensagem escrita que indicava um risco para o museu e seus visitantes", pelo que "optamos (…) por evacuá-lo e fechá-lo durante o dia, enquanto realizamos as verificações essenciais", disse um porta-voz do museu à agência de notícias AFP.

Palácio de Versalhes evacuado

À tarde (no horário de Paris), o palácio de Versalhes foi evacuado devido a uma ameaça de bomba, segundo apurou a AFP junto a fontes policiais.

A ameaça chegou através de uma mensagem anônima. O palácio não irá reabrir este sábado.

Os episódios surgem um dia depois de um ataque numa escola secundária que vitimou um professor e deixou duas pessoas gravemente feridas. O agressor, de origem chechena, foi detido pela polícia e tinha um histórico de radicalização.

O ministro francês do Interior, Gerald Darmanin, considerou nessa sexta-feira (13) que o ataque está ligado à situação no Oriente Médio, onde Israel conduz uma ofensiva militar para erradicar os combatentes do Hamas após os ataques do último sábado (7).

Agência Brasil / Por agência Lusa - Paris - 14/10/2023 12:00:38. Última edição: 14/10/2023 12:00:38

Tags: Conflito No Oriente Médio Museu Do Louvre Palácio De Versalhes França

Leia também:

Brasileiros aguardam resgate no sul da Faixa de Gaza

Brasileiros aguardam resgate no sul da Faixa de Gaza

Dezesseis brasileiros que estão em território palestino chegaram hoje à cidade de Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, onde aguardam para atravessar a fronteira com o Egito. A mobilização faz parte do plano de resgate dos brasileiros que desejam sair da região do conflito entre Israel e o grupo Hamas. O governo do Egito já concordou em receber o grupo, depois de negociações com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. No entanto, por questões de segurança, ainda não há uma previsão de quando os brasileiros vão conseguir atravessar a fronteira.

Equatorianos votam no domingo para 2º turno de eleições presidenciais

Pela terceira vez consecutiva, a disputa pela presidência equatoriana será entre forças da direita e da esquerda, num país assolado pela corrupção, por uma grande criminalidade e pelo narcotráfico

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi