Gaza: ofensiva prossegue em seguida a veto dos EUA a cessar-fogo
Dirigente do grupo Hamas, Ezzat al-Rishq considerou posição norte-americana imoral e desumana. Presidente turco pediu reforma do Conselho de Segurança da ONU.
O primeiro voo trouxe 22 brasileiros e 10 palestinos
A Força Aérea Brasileira enviou um novo avião para fazer a repatriação de brasileiros que estão na região de Gaza. A aeronave decolou do Rio de Janeiro às 5 horas da manhã de sábado rumo ao Cairo, no Egito. A viagem deve durar 15 horas.
© GovBR/FAB
São 102 brasileiros e familiares que se interessaram na repatriação a partir da Faixa de Gaza. O grupo deixará a região pelo Portal de Rafah, em direção ao Egito.
De lá, embarca de volta para o Brasil. Além de trazer brasileiros, a aeronave leva para o Egito assistência humanitária. São cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis a bordo fornecidas pelo Brasil.
Em 13 de novembro, o Brasil recebeu a primeira leva de repatriados brasileiros, mais de um mês após o início do conflito.
O voo trouxe 22 brasileiros, sete palestinos repatriados e três palestinos familiares. Até o momento, mais de 1400 brasileiros foram resgatados de Israel, da Cisjordânia e de Gaza, além de 50 animais de estimação.
Agência Brasil / Por Priscila Mazennoti - Brasília / Edição: Leyberson Pedrosa - 09/12/2023 15:15:07. Última edição: 09/12/2023 15:15:07
Tags: Faixa De Gaza
Dirigente do grupo Hamas, Ezzat al-Rishq considerou posição norte-americana imoral e desumana. Presidente turco pediu reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Presidente Lula reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas e pediu que não haja ações unilaterais que piorem a situação.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.