Desinformação e conteúdos sensíveis durante guerra causam perplexidade
Imagens e conteúdos sensíveis de dor e violência têm sido mais usados principalmente nas redes sociais, onde o filtro praticamente não existe, dizem pesquisadores
Aeronave leva purificadores de água e medicamentos
O avião que fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza decolou nesta quarta-feira (18) com destino ao Egito. O VC-2 (Embraer 190), da Força Aérea Brasileira (FAB), estava parada em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para pousar em território egípcio.
© Itamaraty/Divulgação
A aeronave também leva 40 purificadores de água portáteis, além de dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que vem sendo bombardeada por Israel desde 7 de outubro.
Segundo a FAB, cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.
O VC-2 inicialmente pousará no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito.
Depois de descarregar o material, o avião da FAB será deslocado para o Cairo, capital egípcia, onde aguardará instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza.
Nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nessa terça-feira (17), informava que o grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Graça Adjuto - 18/10/2023 07:50:10. Última edição: 18/10/2023 07:50:10
Tags: Conflito No Oriente Médio Israel Gaza Brasileiros Repatriação Egito Voo FAB
Imagens e conteúdos sensíveis de dor e violência têm sido mais usados principalmente nas redes sociais, onde o filtro praticamente não existe, dizem pesquisadores
A representação brasileira na Palestina mantém contato frequente com o grupo, prestando toda assistência, com veículos de prontidão aguardando a abertura da fronteira com o Egito. O governo federal ainda prepara um plano de acolhida para brasileiros que chegarem da Faixa de Gaza.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.