Internacional

Avião retorna ao Brasil com 17 sobreviventes de terremoto na Turquia

Voo de volta vai pousar no Rio de Janeiro

Dezessete pessoas retornam ao Brasil no avião da Força Aérea que trouxe a equipe de ajuda humanitária à Turquia. São nove brasileiros, dois turcos, três sírios, um egípcio e dois colombianos.

O voo de volta ao Brasil deve levar cerca de 14 horas e o pouso será no Rio de Janeiro, provavelmente no início da madrugada de domingo.

A reportagem conversou com o brasileiro Guilherme Brito, de 22 anos, que estava fazendo intercâmbio em Adana. Ele contou um pouco do que viu e porque decidiu voltar para o Brasil.

A reportagem também conversou com uma família de turcos que vive em Karamamaras, epicentro do terremoto. Eles estavam muito emocionados. São 33 pessoas da mesma família, que encontraram refúgio na capital Ancara. Um deles contou que a ajuda local demorou dois dias para chegar. Disse que as paredes da casa dele ruíram, que estavam sem água, comida, internet, e resumiu o que viu em medo, lamento e desespero.

Os militares do Corpo de Bombeiros do Brasil estão atuando em duas frentes em Karamamaras, epicentro do terremoto na Turquia. Os relatos são de, infelizmente, muitos corpos a serem retirados dos escombros.

Agência Brasil / Por Luana Karen - Enviada especial da EBC - Ancara (Turquia) / Edição: Rádio Nacional/Renata Batista - 11/02/2023 13:10:05. Última edição: 11/02/2023 13:10:05

Tags: Terremoto Na Turquia

Leia também:

Brasil e EUA assumem compromisso para eliminar discriminação racial

Brasil e EUA assumem compromisso para eliminar discriminação racial

O presidente Luís Inácio Lula da Silva está embarcando de volta ao Brasil, após visita aos Estados Unidos para encontro com o presidente Joe Biden.

Lula diz que EUA podem contribuir para Fundo Amazônia

Lula diz que EUA podem contribuir para Fundo Amazônia

Segundo Lula, os Estados Unidos estão convencidos da necessidade de nações ricas financiarem empreendimentos em áreas florestais de países em desenvolvimento.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi