Chanceler brasileiro vai à cúpula no Egito discutir guerra em Gaza
Crise se agrava a cada dia, uma vez que a população não consegue sair da região porque as fronteiras estão fechadas e sofrem com falta de água, combustível e eletricidade.
Ataque aéreo teria deixado vários mortos e feridos
Um bombardeio atingiu nesta quinta-feira (19) a cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, onde estão brasileiros que aguardam para deixar a região pela fronteira com o Egito.
O palestino-brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, gravou o momento da explosão perto da casa onde está. No vídeo, ele conta que o ataque tinha ocorrido naquele momento.
“Não existe lugar seguro na Faixa de Gaza”, diz Hasan Rabee, no vídeo.
*/
Ele e a família estão na cidade de Khan Younis, perto da fronteira com o Egito. Desde o início dos bombardeios, ele tenta sair do local, mas não consegue. Em conversa com a reportagem da Agência Brasil, na semana passada, Hasan Rabee, que é naturalizado brasileiro e trabalha como vendedor na capital paulista, contou que ele e a família já tiveram de mudar de várias casas para fugir dos bombardeios, que ocorrem por todo lado.
Ele foi a Gaza para visitar a família, acompanhado das duas filhas pequenas e a esposa brasileiras.
Vários palestinos foram mortos ou feridos, incluindo crianças, no ataque aéreo a uma casa em Khan Younis, segundo a mídia do Hamas, conforme a Agência Reuters.
A agência de notícias internacional informou ainda que a rádio Aqsa, afiliada ao grupo Hamas, citou que quatro palestinos foram mortos e vários ficaram feridos no bombardeio.
* Com informações da Agência Reuters
Por Agência Brasil* - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 19/10/2023 17:25:32. Última edição: 19/10/2023 17:25:32
Tags: Conflito No Oriente Médio Hamas Israel Khan Younis
Crise se agrava a cada dia, uma vez que a população não consegue sair da região porque as fronteiras estão fechadas e sofrem com falta de água, combustível e eletricidade.
O Brasil foi convidado pelo governo do Egito e o presidente Lula – de repouso pós-cirurgia – enviou o ministro brasileiro de Relações Exteriores, para a cidade do Cairo, capital do país. No encontro vai ser tratada a crise humanitária em Gaza.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.