Internacional

Brasil acompanha com preocupação tentativa de tomada do poder no Sudão

Informação está em nota divulgada, neste sábado, pelo Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (15) que o governo brasileiro acompanha com preocupação a eclosão de episódios de violência no Sudão, país africano que passa por uma tentativa de tomada de poder por grupo paramilitar.

A ofensiva partiu do grupo chamado Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) que afirma ter assumido o controle, neste sábado, do palácio presidencial, da residência do chefe do Exército, do aeroporto internacional de Cartum (capital do país), além de aeroportos nas cidades de Merowe e El Obeid.

Na nota, o governo brasileiro expressou que reitera seu apoio às negociações políticas entre as lideranças sudanesas, com o objetivo de restabelecer governo civil de transição.

“O governo brasileiro exorta as partes à contenção e à cessação imediata dos combates. Reiteramos apoio aos esforços do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesse sentido”, diz trecho da nota.

O Itamaraty disse ainda que o governo brasileiro acompanha com preocupação a eclosão de episódios de violência no país e que reitera seu apoio às negociações políticas entre as lideranças sudanesas, com o objetivo de restabelecer governo civil de transição.

O Itamaraty acrescentou que abriu um canal para atendimento aos brasileiros que estão no país. A comunidade brasileira no Sudão é composta por cerca de 15 nacionais, com os quais a Embaixada do Brasil em Cartum vem mantendo contato.

“O número de telefone/Whatsapp do plantão consular do Itamaraty permanece à disposição para cidadãos que necessitem de apoio naquele país: +55 61 98260-0610”, disse o Itamaraty.

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - São Luís / Edição: Kelly Oliveira - 15/04/2023 17:25:18. Última edição: 15/04/2023 17:25:18

Tags: Sudão Conflito Itamaraty Forças De Apoio Rápido RSF

Leia também:

Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos

Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos

Assinatura ocorreu durante recepção no palácio presidencial de Abu Dhabi, onde presidente jantou com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan.

Lula participa da assinatura de acordos com Emirados Árabes Unidos

Lula participa da assinatura de acordos com Emirados Árabes Unidos

Assinatura ocorreu durante recepção no palácio presidencial de Abu Dhabi, onde Lula jantou com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi