Internacional

Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa

Objetivo é reduzir emissões no país de 37% para 48% até 2025

O governo brasileiro anunciou, nesta quarta-feira (20), a ampliação de sua meta de redução de emissão de gases de efeito estuda. Na abertura da Cúpula da Ambição Climática, evento que integra a programação da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, leu uma carta em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que amplia de 37% para 48% a meta brasileira de redução de emissões até 2025 e de 50% para 53% até 2030. 

Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa
© Arquivo/Marcelo Camargo/ Agência Brasil

“Não basta zerar o desmatamento para resolver a questão da mudança do clima. O mundo requer uma transição energética mais ampla. O Brasil, que já tinha uma das metas climáticas mais ambiciosas do mundo, decidiu ir além. Tenho a satisfação de anunciar hoje que vamos atualizar nossa contribuição nacionalmente determinada no âmbito do Acordo de Paris. Vamos retomar o nível de ambição que apresentamos originalmente na COP21 e que tinha sido alterado no governo anterior”, destacou o documento. 

“Isso apesar de nossas responsabilidades históricas serem incomparavelmente menores que as dos países ricos. Já estamos agindo para retornar nossas ambições à realidade”, continuou Marina, mantendo a leitura da carta.

“Mais de 3 bilhões de pessoas já são diretamente atingidas pela mudança do clima, em especial, em países de renda média baixa. São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes os mais impactados. Nenhum país deve ter que escolher entre lutar contra o aquecimento global ou combater a fome ou a pobreza. Esse é um falso dilema. Todos temos um compromisso ético de fazer ambos.” 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Nádia Franco - 20/09/2023 15:35:14. Última edição: 20/09/2023 15:35:14

Tags: Assmbleia Geral Da ONU Cúpula Da Ambição Climática Gases De Efeito Estufa Acordo De Paris COP21

Leia também:

ONG Médicos sem Fronteiras resgata 400 imigrantes no mar Mediterrâneo

ONG Médicos sem Fronteiras resgata 400 imigrantes no mar Mediterrâneo

O resgate de mais de 400 imigrantes,inclui 173 menores desacompanhados e sete mulheres grávidas. Eles foram levados para a cidade de Brindisi, no sul da Itália, seguindo determinação das autoridades do país.

Em discurso na ONU, Lula faz alerta sobre fome e desigualdade no mundo

Em discurso na ONU, Lula faz alerta sobre fome e desigualdade no mundo

O presidente disse que, para reduzir as desigualdades, é preciso “incluir os pobres nos orçamentos nacionais e fazer os ricos pagarem impostos proporcionais ao seu patrimônio”. Diante de líderes mundiais, Lula ainda cobrou o compromisso de países no financiamento de ações pelo clima.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi