Países pedem que Talibã respeite direitos das mulheres no Afeganistão
Declaração conjunta foi assinada por 10 países-membros da ONU, no Dia Internacional da Mulher. Documento cita proibição de meninas frequentarem escolas do ensino médio.
Lula convidou os países Paraguai e Uruguai para fazer parte do grupo durante a presidência brasileira do bloco. Intenção é fortalecer o Mercosul.
Prestes a assumir a presidência do G20, em dezembro deste ano, o Brasil, convidou os países Paraguai e Uruguai, para fazer parte do grupo, durante a presidência brasileira, em 2024.
A informação é do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que explicou que a intenção do país é promover a representatividade “dos países em desenvolvimento, em particular dos parceiros do Mercosul”.
O Especialista em integração latino-americana, e professor da PUC do Paraná, Carta Winter, explica a ideia de levar todos os membros do Mercosul foi acertada, na avaliação do especialista, porque fortalece o bloco.
O Professor Carta Winter ainda destaca que o G20 não é um bloco econômico, como o Mercosul. O G20 é formado pelos ministros da área econômica e chefes dos bancos centrais das vinte maiores economias do mundo. Carta Winter cita quais devem ser as principais pautas do Brasil, durante a presidência.
Todo país que preside o G20 tem autonomia para convidar países não-membros a participarem dos encontros e debates do ano correspondente. A presidência do Brasil começa em 01 de dezembro deste ano e encerra em 30 de novembro de 2024.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 10/03/2023 16:30:04. Última edição: 10/03/2023 16:30:04
Tags: Brasil Paraguai Uruguai Presidência G20 G-20 Mercosul
Declaração conjunta foi assinada por 10 países-membros da ONU, no Dia Internacional da Mulher. Documento cita proibição de meninas frequentarem escolas do ensino médio.
Durante dois dias e duas noites, milhares de pessoas protestaram nas ruas da capital Tiblissi contra a possível aproximação do Executivo a um regime autoritário.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.