Internacional

Brasil assume a presidência do G20 em dezembro

Lula convidou os países Paraguai e Uruguai para fazer parte do grupo durante a presidência brasileira do bloco. Intenção é fortalecer o Mercosul.

Prestes a assumir a presidência do G20, em dezembro deste ano, o Brasil, convidou os países Paraguai e Uruguai, para fazer parte do grupo, durante a presidência brasileira, em 2024.

A informação é do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que explicou que a intenção do país é promover a representatividade “dos países em desenvolvimento, em particular dos parceiros do Mercosul”.

O Especialista em integração latino-americana, e professor da PUC do Paraná, Carta Winter, explica a ideia de levar todos os membros do Mercosul foi acertada, na avaliação do especialista, porque fortalece o bloco.

O Professor Carta Winter ainda destaca que o G20 não é um bloco econômico, como o Mercosul. O G20 é formado pelos ministros da área econômica e chefes dos bancos centrais das vinte maiores economias do mundo. Carta Winter cita quais devem ser as principais pautas do Brasil, durante a presidência.

Todo país que preside o G20 tem autonomia para convidar países não-membros a participarem dos encontros e debates do ano correspondente. A presidência do Brasil começa em 01 de dezembro deste ano e encerra em 30 de novembro de 2024.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 10/03/2023 16:30:04. Última edição: 10/03/2023 16:30:04

Tags: Brasil Paraguai Uruguai Presidência G20 G-20 Mercosul

Leia também:

Países pedem que Talibã respeite direitos das mulheres no Afeganistão

Declaração conjunta foi assinada por 10 países-membros da ONU, no Dia Internacional da Mulher. Documento cita proibição de meninas frequentarem escolas do ensino médio.

Geórgia retira projeto de lei de inspiração russa, após ira nas ruas

Durante dois dias e duas noites, milhares de pessoas protestaram nas ruas da capital Tiblissi contra a possível aproximação do Executivo a um regime autoritário.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi