Internacional

Brasil teve maior número de deslocados internos nas Américas em 2022

Foram mais de cinco mil deles por conflitos por terra e 708 mil por desastres naturais. A quantidade de afetados por condições ambientais é a maior em uma década.

O número de deslocados internos em todo o mundo atingiu 71,1 milhões no final do ano passado. Uma alta de 20% em relação a 2021. Os dados são do relatório anual do Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno (Idmc).

Nas Américas, o Brasil teve a maior quantidade de deslocados internos, sendo mais de cinco mil deles por conflitos por terra e 708 mil por desastres naturais. A quantidade de afetados por condições ambientais é a maior em uma década.

O estudo aponta, principalmente, as tempestades que atingiram Pernambuco, no Nordeste do país, em maio de 2022, causando mais de 131 mil deslocados internos. Foi a segunda maior crise climática das Américas naquele ano.

Sobre os deslocados por conflito, o estudo aponta que a maior parte dos casos se relaciona com disputas por terra em zonas rurais. Mais de 20% dos episódios foram registrados no estado de Goiás. 

Um outro país de língua portuguesa, Moçambique, teve 283 mil deslocados por situações de violência e 113 mil por tragédias ambientais em 2022. Cerca de 127 mil pessoas viviam deslocadas no país africano no final do ano passado como resultado de desastres. Algumas delas desde os ciclones Idai em 2019 e Eloise em 2021.

A violência na região de Cabo Delgado e nos arredores foi responsável por 283 mil deslocamentos em Moçambique, um aumento de 50% em comparação a 2021. No final de 2022, cerca de um milhão de pessoas viviam em deslocamento interno por conta da violência.

Em nível global, o número de movimentos associados a fugas em busca de segurança e abrigo também foi inédito em 2022, chegando 60,9 milhões. O aumentou em comparação com o ano anterior foi de 60%.

Agência Brasil / Por Felipe de Carvalho - Repórter da ONU News - Nova York / Edição: ONU News/ Renata Batista - 12/05/2023 16:15:11. Última edição: 12/05/2023 16:15:11

Tags: Migração Interna Desocados Internos

Leia também:

Relatora da ONU acusa Israel de tratar Palestina como colônia

Relatora da ONU acusa Israel de tratar Palestina como colônia

Para Francesca Romana, governo israelense tem o direito de defender seu território, mas isso não justifica "o horror que impõe aos palestinos", disse em Londres.

Após condenar ação israelense, Brasil critica ataque palestino

Um civil israelense foi morto. Na quarta-feira, o governo brasileiro havia criticado Israel por bombardear casas na Faixa de Gaza, causando a morte de 13 palestinos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi