Internacional

Brasil vai articular com Brics e FMI socorro à Argentina, diz Lula

Ação será coordenada por Fernando Haddad

O presidente Lula disse que o governo brasileiro vai articular junto ao Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para socorrer a Argentina.

Essa articulação, inclusive, vai ser coordenada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

O presidente Lula informou que já conversou com a presidente do Banco dos Brics, o Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, sobre a possibilidade de o grupo ajudar a Argentina.

Lembrando que os argentinos são os maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul e enfrentam uma nova crise na economia, com desvalorização do peso, perda do poder de compra e uma inflação que em março chegou a 104% ao ano.

Em relação à linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino, o presidente Lula explicou que o objetivo é ajudar também o Brasil. 

Por seu lado, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, ressaltou que deseja que o Brasil retome o espaço ocupado pelos chineses. Ele ainda agradeceu o apoio declarado do presidente Lula em buscar socorro financeiro.

As equipes dos dois países irão se reunir nas próximas semanas para encontrar uma solução para alguns entraves nas negociações, como a garantia que os importadores argentinos podem oferecer, já que a moeda e os títulos nacionais perderam valor com a crise econômica. 

 

*Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas* - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela - 03/05/2023 10:00:09. Última edição: 03/05/2023 10:00:09

Tags: Lula Argentina Brics

Leia também:

Paraguaios escolhem futuros presidente e governadores

Diferentemente do Brasil, eleição no país vizinho é encerrada em único turno. Quase 4,8 milhões de eleitores estavam aptos a participar da escolha de presidente e vice-presidente, governadores e parlamentares.

Ataque com drones causa incêndio em depósito de petróleo na Crimeia

Oficial da inteligência militar ucraniana disse que instalação usada pela Esquadra do Mar Negro da Marinha da Rússia explodiu. Ele descreveu a explosão como “castigo de Deus”.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi