Internacional

Brasil volta a ter representação diplomática na Venezuela

Embaixada estava fechada desde março de 2020

O Brasil voltou a ter uma representação diplomática na Venezuela. A informação foi confirmada pelo embaixador Flávio Macieira, responsável pela missão de reabertura da embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela, iniciada no dia 18 de janeiro.

Em conversa com a imprensa sobre o trabalho da equipe diplomática no país vizinho, o embaixador Flávio Macieira explicou que, inicialmente, o objetivo é dotar o local de condições de trabalho, já que a embaixada brasileira em Caracas estava fechada desde março de 2020.

Segundo o Itamaraty, o envio da missão diplomática se deu pela decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais com o país vizinho, com o qual o Brasil tem laços históricos de cooperação, além de extensa área de fronteira, de mais de 2 mil quilômetros.

Com a relação entre Brasil e Venezuela retomada após a posse do presidente Lula, há expectativa de retorno da atividade comercial entre os dois países, como detalha o embaixador Flávio Macieira.

Estima-se que entre 20 mil e 25 mil brasileiros vivam no país vizinho, comunidade que será beneficiada pelo atendimento consular na Venezuela. O Itamaraty informa  que, neste primeiro momento, o serviço funcionará dentro da embaixada brasileira.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 02/02/2023 06:35:04. Última edição: 02/02/2023 06:35:04

Tags: Venezuela Caracas Brasil Lula Maduro

Leia também:

Comércio com Venezuela deve focar produtos industriais, diz embaixador

Fluxo comercial entre os dois países atingiu o pico em 2012, quando as trocas comerciais chegaram a quase US$ 6 bi. Embaixada na Venezuela foi reaberta em 18 de janeiro.

Ministra francesa das Relações Exteriores vem ao Brasil semana que vem

Catherine Colonna se reunirá com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. O encontro que deve preparar a vinda do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi